Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > CMDI inaugura Espaço de Design e Inovação com aporte de PD&I

CMDI inaugura Espaço de Design e Inovação com aporte de PD&I

Espaço de Design e Inovação Maria Etelvina da Silva Leão
por publicado: 06/06/2023 23h55 última modificação: 07/06/2023 09h30

Foi inaugurado nessa terça-feira, dia 6 de junho, o Espaço de Design e Inovação Maria Etelvina da Silva Leão, viabilizado com recurso de aporte PD&I do Convênio nº 01/2023, para execução do Projeto de Capacitação e Empreendedorismo 4.0 com ênfase nas Novas Tecnologias, celebrado com a LG Electronics e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM – FAEPI.

Alunos

A proposta de modernização da antiga sala 7 vem atender o anseio da Diretoria de Ensino por uma sala de Desenho moderna para os cursos técnicos e ainda suprir demanda da gestão por mais salas de aula, ofertando bancadas e mesas profissionais ajustáveis e ambiente projetado para servir como sala de aula modelo, contando com circuito interno de câmeras, além de servir como espaço para criação de diversos trabalhos e compartilhamento de atividades e ideias de inovação, espaço que será entregue para uso da comunidade após término das capacitações objeto do convênio.

A homenagem ao nome do espaço honra o legado da professora falecida Maria Etelvina da Silva Leão, servidora ímpar na trajetória do CMDI e dedicada a este Instituto, estando presente seus familiares para o ato de descerramento da placa de inauguração do espaço.

O ato também contou com a presença de representante da PROEX/Reitoria, e a diretora executiva da FAEPI, senhora Luana Marinho, e sua equipe, que, nas palavras do senhor Willamys Salgado, gerente administrativo,  destacou o perfil da professora Etelvina: “era uma pessoa doce e foi uma honra ter tido a oportunidade de conviver ao seu lado [...] a admirávamos principalmente por sua capacidade de ir à luta e de enfrentar as adversidades com sorriso no rosto”, conclui.

Descerramento da placa

O reitor pro tempore teve a oportunidade de conferir o espaço antecipadamente, na presença da pró-reitora de Extensão, por ocasião de viagem programada na mesma data da inauguração.

Visita reitor

APORTE PD&I

A iniciativa da gestão do CMDI é continuar a utilizar como instrumento a Lei da Informática, que oferece incentivo para empresas que investem em PD&I, a fim de prospectar mais investimentos para o campus em atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação, viabilizando a execução de projetos para modernização de ambientes e aquisição de equipamento para os laboratórios, uma vez que o recurso orçamentário de 2023 da unidade resta comprometido com seus gastos fixos com contratos para funcionamento do mesmo e não dispõe de recurso ou previsão para investimento em capital, necessitando de iniciativas além do poder público federal para fomentar ainda mais nossa missão como instituto.