Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Dia dos Professores - 2021

Dia dos Professores - 2021

por publicado: 15/10/2021 06h56 última modificação: 15/10/2021 07h05

Função do mestre na sociedade moderna.

No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.  O dia 15 de outubro foi oficializado nacionalmente como Dia do Professor e feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor" e enaltecer a função do mestre na sociedade moderna. Portanto,
criado com o intuito de homenagear esse profissional de tão grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele que alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação escolar.

Naturalmente, quando falamos do professorado, referimo-nos aos profissionais que participam da formação de uma pessoa, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Superior. O papel do professor em todas essas etapas é crucial para o desenvolvimento humano.