Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Encerramento do Curso de Eficiência Energética na Indústria - Região Norte no CMDI

por publicado: 18/06/2024 09h22 última modificação: 20/06/2024 10h20

Curso visa transformar esses docentes em multiplicadores do conhecimento sobre eficiência energética nas suas respectivas instituições.

IMG-20240614-WA0292.jpgEntre os dias 10 a 14 de junho de 2024 o IFAM-CMDI recebeu docentes dos Institutos Federais da Região Norte para o curso de Eficiência Energética na Indústria. A capacitação foi ministrada pelos professores Dr. Daniel Tenfen e Ricardo Luiz Alves, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e faz parte das ações do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (Energife).

Esta ação aconteceu como complemento ao recebimento de equipamentos para o Laboratório de Eficiência Energética, o qual o Campus Manaus Distrito Industrial foi contemplando por meio da Chamada Pública de propostas para apoio à infraestrutura e modernização de laboratórios.
IMG_20240610_101543645_HDR.jpgA abertura do evento foi realizada na segunda-feira, 10, e contou com a participação de forma presencial, do Diretor do Pólo de Inovação do IFAM, Josimar Soares, representando o Reitor da Instituição, do Diretor-Geral do Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM, professor Nivaldo Rodrigues e Silva, da representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC), , Janini Lopes, do Coordenador-Geral do Programa Energife, professor James Silveira, e de forma remota, da Coordenadora-Geral de Projetos de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Samira Fernandes de Sousa Carmo, do representante da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), Luiz Felipe Pacheco e do Diretor-geral do IFSC – Campus Florianópolis, professor Zizimo Moreira Filho.

IMG-20240612-WA0066.jpgA palestra de abertura, com o tema: “Programa de Gerenciamento Energia na Rede EPCT”, foi ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, do IFSC. Durante os cinco dias de capacitação, os cursistas discutiram as diversas vertentes da eficiência energética na indústria bem como as possíveis ações para redução de consumo de energia elétrica envolvendo diversos sistemas tais como: uso de água, refrigeração e climatização, iluminação, motores elétricos, dentre outros. Além disso, foram desenvolvidas atividades práticas utilizando equipamentos de última geração, tais como analisadores de energia, wattímetros e câmeras termográficas.
Como complemento, foi realizada visita técnica à Venttos Eletronics, indústria de fabricação e montagem de placas e produtos eletrônicos no Pólo Industrial de Manaus. Durante a visita, os representantes da empresa apresentaram os diversos setores, processos e tecnologias envolvidos na produção de placas e equipamentos eletrônicos.
Por fim, os cursistas também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da infraestrutura do IFAM por meio de visita ao Pólo de Inovação e às instalações do Campus Manaus Distrito Industrial, onde conheceram diversos laboratórios e a usina de energia solar fotovoltaica.
Paralelamente à capacitação e como outra ação do Energife, foram instalados, sistemas de monitoramento em tempo real do consumo de energia nas subestações dos campi Manaus Distrito Industrial, Manaus Centro e Presidente Figueiredo. Esse sistema faz parte do PGEN - Programa de Gerenciamento de Energia na Rede EPCT.
Ele foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, no âmbito do Energife, com apoio do Procel e vai possibilitar que os gestores tenham informações detalhadas sobre o consumo de energia elétrica em seus campi, favorecendo a tomada de decisões estratégicas.

IMG-20240612-WA0038.jpgIMG_0422.JPGIMG_0438.JPG

Mais fotos no link: https://photos.app.goo.gl/1Qp1ycZrp6E1WKbB6