Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Oficina de Conversores AC_DC Controlados

Oficina de Conversores AC_DC Controlados

por publicado: 10/01/2024 18h03 última modificação: 10/01/2024 18h07
A oficina contempla a demanda da comunidade interna e externa, principalmente dos alunos dos cursos técnicos, modalidade integrada, há grande dificuldade de interação do assunto abordado. Normalmente essa dificuldade é devido à falta de tempo hábil durante a disciplina do curso e de equipamentos para a realização dessas atividades. Ocasionando aos alunos um maior volume de informações teóricas ao invés do equilíbrio com a prática. Por isso, é relevante a realização desse projeto de extensão para minimizar as dificuldades percebidas.

Público-Alvo: Alunos, egressos e comunidade em geral.

Pré-Requisito e seleção de estudantes: Candidato com noções básicas em eletrônica.

Carga Horária: 20 horas

Horário do Curso: 18h às 22h (segunda a sexta)

Início das aulas:  11 de janeiro de 2024

Local de realização do curso: IFAM – Campus Manaus Distrito Industrial, Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 1672 - Distrito Industrial

O projeto de extensão será realizado através de cinco oficinas, das 20h às 22h.

1 - Sistemas trifásicos; Tiristores: SCR.

2 - Conversor CA/CC: Retificador monofásico controlado de meia onda. Retificador monofásico controlado de onda completa.

3 - Conversor CA/CC: Retificador trifásico controlado de meia onda. Retificador trifásico controlado de onda completa.

4 - Conversor CA/CC: Retificador monofásico semicontrolado.

5 - Atividade Final: demonstração para a comunidade dos conversores estudados.

Este projeto foi elaborado em total conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAM.

Palavras-Chave: Trifásico; Conversor AC/DC; Controlado; Retificador; Onda Completa; Meia-Onda.

Documentação necessária para inscrição

1.  Original e cópia da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto, desde que contenha número do RG;
  2. Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Original e cópia do Comprovante de endereço recente;
  4. Original e cópia do documento de escolaridade (ensino fundamental completo)

Período das inscrições: 03.01 a 11.01.2024

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário presencialmente que estará disponível na DIPEX. Participe!