Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Professores do CMDI participam de congresso internacional de educação em engenharia de referência mundial.

por publicado: 28/10/2023 11h03 última modificação: 28/10/2023 11h09

Inovações educacionais

Dos dias 17 a 22 de outubro os Professores Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto e Dr. Diego Câmara Sales, participaram da IEEE Conference Frontiers in Education (FIE) 2023. A FIE é uma importante conferência internacional da IEEE com foco em inovações educacionais e pesquisa em educação em engenharia e computação, sendo uma das mais antigas e renomadas conferências da IEEE. Este ano foi sediada no Institute for Engineering Education & Innovation (IEEI), Texas A&M University, no Texas/USA. O tema da FIE para 2023 foi “Engineering Education in a Diverse, Global World.”

J_P_FIE23.jpg

O Prof. José Pinheiro participou apresentando o artigo intitulado "Advanced Training in Industrial Robotics using Project-Based Learning and Design Thinking in a partnership between the university and industry”. O mesmo é resultado de sua atuação como pesquisador educacional no projeto “Capacitação Avançada em Robótica Industrial”, uma parceria entre o IFAM, a empresa LG Electronics do Brasil, intermediado pela FAEPI, que tem como um dos resultados um curso FIC em Robótica Industrial Avançada, ofertado pelo CMDI em parceria com o INOVA.

D_FIE23.jpg

O Prof. Diego Sales participou apresentando o artigo intitulado "Integrating active methodologies in the R, D&I projects to improve student's skills: A case study", desenvolvido no âmbito do Projeto Capacitar 4.0 do Inova/IFAM, no qual alunos, a maioria do CMDI, são capacitados em novas tecnologias se utilizando de projetos espelho similares aos desenvolvidos pelo INOVA com a indústria.
Ambos os trabalhos foram bem recebidos pela comunidade internacional, levando o nome do IFAM/CMDI/INOVA e o trabalho que aqui desenvolvemos ao conhecimento global, despertando interesses e parceiras futuras no âmbito internacional.