Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Projeto ENERGIF iniciará no dia 21 de março de 2022 no Campus Manaus Distrito Industrial

por publicado: 19/03/2022 20h27 última modificação: 19/03/2022 20h32

Planejamento do projeto ENERGIF

Energ.pngO Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM realizou, na última sexta feira, 18 de março de 2022, no Espaço Maker Rivelino de Souza Lima, uma reunião entre o Diretor Geral da unidade, Nivaldo Rodrigues, Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, juntamente aos membros da equipe do Curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. O Objetivo do encontro foi o Planejamento do projeto ENERGIF, que iniciará no dia 21 de março de 2022 no campus Manaus Distrito Industrial, o projeto será executado por meio da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação – DIPEXPI com apoio da Pro Reitoria de Extensão – PROEX do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM e fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Ministério da Educação (MEC).
O EnergIF foi criado com a intenção de focar em medidas de melhoria no desempenho enérgico da Rede Federal, bem como qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento de Energias Renováveis. Segundo Nivaldo Rodrigues, "Essa ação tem um alinhamento e sinergia da Gestão, que é direcionar as ações do ensino, pesquisa e extensão para as 5 tecnologias emergentes dessa década, que tem como prospecção 300 bilhões de dólares, acrescenta que a qualificação profissional promovida pelo curso ampliará as oportunidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho".

O curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis será oferecido de modo gratuito, terá carga horária mínima de 200h, estando inserido no Programa “Qualifica Mais EnergIF”. Vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Ministério da Educação (MEC).