Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Coordenação: Odontóloga. Célia Emi Sasahara da Silva

Notícias

Coordenação: Odontóloga. Célia Emi Sasahara da Silva

por publicado: 20/02/2019 10h07 última modificação: 20/02/2019 10h26

A Servidora do IFAM - CMDI, Odontóloga. Célia Emi Sasahara da Silva criou e coordena o Projeto: Promoção em Saúde Bucal Multiplicando Saber. Especialista em Odontologia em Saúde coletiva em odontologia e Mestre em Biologia Urbana, realiza a ação desde 2012.DSC_2258.JPG

São ações do projeto:

- Contemplar crianças e adolescentes na faixa etária de alto índice da doença cárie dental; e adultos (servidores das escolas, pais e adultos em ações sociais).

- Instruir a comunidade tornando-as multiplicadores de informações para promoção em saúde bucal.

- Doação dos kits odontológicos (escova dental, fio dental, limpador de língua, creme dental e estojo), como instrumento de incentivo para a promoção à saúde bucal.

De acordo com as estatísticas da coordenadora, somente em 2018, o Projeto contemplou, 502 alunos (385 externos e 117 do IFAM), 08 docentes (04 externos e 04 do IFAM) e 07 técnicos administrativos do IFAM/CMDI, público geral 54, totalizando 571 pessoas.  Desde 2012 foram beneficiados até o momento 2471 pessoas.DSC_2261.JPG

  Já em janeiro de 2019, durante o período do nivelamento dos alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio do IFAM/CMDI, ocorreu mais uma execução do projeto, em que a servidora comenta que - além de colaborar com conhecimento sobre saúde bucal, houve a oportunidade de orientar sobre o atendimento odontológico oferecido no CMDI, que foi observado como um dos diferenciais da Instituição em relação a outras escolas.

A próxima ação do projeto será em breve anunciada mediante a perspectiva de sua ampliação uma vez que é possível sua inserção no calendário escolar do IFAM / CMDI, o que será benéfico para redução da incidência da cárie dental, um problema de saúde pública. Mitigado pelo projeto que atende ao mesmo tempo o tripé: Ensino, pois instrui sobre uma prática educativa, Pesquisa, pois serve de laboratório as investigações da servidora no campo da prevenção da carie, e Extensão, pois atende a comunidade com incursões a escolas do município e Estado.

 Foto colaboradores.jpg