Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Realizada a certificação dos participantes da terceira oferta do curso ENERGIF

Realizada a certificação dos participantes da terceira oferta do curso ENERGIF

por publicado: 15/12/2022 20h38 última modificação: 15/12/2022 21h04

Curso de qualificação profissional Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

20221214_144901.jpgO Campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM-CMDI) através da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, realizou na última quarta-feira, (14/12/2022), a entrega dos certificados dos participantes da terceira oferta do curso de qualificação profissional Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. A formação teve carga horária de 200 horas e faz parte das ações do Programa Qualifica Mais ENERGIF, desenvolvido em todo o país por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e tem o apoio da alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e pela Pró-reitoria de extensão do IFAM.
20221214_152157.jpgNo Campus Manaus Distrito Industrial, foram ofertadas 200 vagas ao longo do ano de 2022, divididas em 5 turmas. Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, realizadas no laboratório e nos telhados didáticos da instituição.
O curso de eletricista de sistemas de energias renováveis, (instalador de sistemas fotovoltaicos) busca capacitar profissionais para um mercado que está em pleno crescimento no Amazonas e no país como um todo. Segundo o infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) referente ao mês de novembro de 2022, mais de 85% da matriz elétrica brasileira é de fonte renováveis. A fonte solar já possui mais de 18GW de potência instalada desde 2012, o que representa 9,1% dessa matriz, gerando mais de 492 mil empregos diretos e indiretos, e movimentando mais de R$ 87 bilhões. Nesse sentido, o Plano Decenal de Expansão, da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE) estima que a fonte solar fotovoltaica irá expandir 10GW até 2031.
20221214_144640.jpgA oferta do curso atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

20221214_144955.jpg20221214_151437.jpg

Mais fotos AQUI