Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Servidora Maria Eurilene Almeida da Silva doa livro à Biblioteca Prof. Frederico W. K. Filho.

por publicado: 21/10/2023 09h43 última modificação: 21/10/2023 10h21

Dissertação de mestrado (ITEGAM)

WhatsApp Image 2023-10-16 at 16.03.00 (1).jpegNa última quarta-feira (18), em meio as atividades da SNCT 2023,  a Servidora Maria Eurilene Almeida da Silva, professora do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), realizou a doação de exemplar de seu livro: Meio Ambiente e Pandemias - Uma Breve Análise Histórica ao acervo da Biblioteca Prof. Frederico W. K. Filho.

Maria Eurilene Almeida da Silva. Mestre em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental pelo Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia - ITEGAM Professora no Instituto Federal do Amazonas - IFAMA obra é fruto de sua dissertação de mestrado junto ao Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia - (ITEGAM) e trata da ligação entre pandemias e distúrbios do meio ambiente natural, com ênfase nas zoonoses. Expondo algumas pandemias e seus desdobramentos, apontando paralelos entre elas. O estudo foi realizado através de análises de artigos científicos, buscando entender este fenômeno e como enfrentá-lo. O trabalho foi escrito enquanto o mundo atravessava a pandemia de Sars-cov-19, evoluindo em conjunto com as descobertas feitas, dia a dia, pelos cientistas. Foram definidas metas, como estudar as zoonoses e suas formas de transmissão, analisar o fator humano e como este impacta no meio, apontando soluções para a minimização destes impactos. Neste sentido, este livro tem como objetivo voltar o olhar sobre a relação entre meio ambiente e pandemias, propondo mecanismos de prevenção de futuros eventos semelhantes, através do entendimento de como se originam e de que modo seu surgimento pode ser evitado.

A obra doada estará disponível para consulta da comunidade do campus, bem como também pode ser adquirida, no mercado especializado por estudiosos e interessados pelo tema em diversos idiomas como: alemão, italiano, francês, espanhol e português.

Termo de doação

IMG_3933.JPG

IMG_3915.JPG

Ao centro, Maria Eurilene Almeida da Silva. Mestre em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental pelo Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia - ITEGAM. Professora no Instituto Federal do Amazonas - IFAM