Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO do Campus Manaus Distrito Industrial

WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO do Campus Manaus Distrito Industrial

por publicado: 24/08/2022 13h44 última modificação: 25/08/2022 21h07

Programas: Qualifica mais EnergIF e Qualifica mais progredir

20220818_144948.jpg

Na última quinta – feira, dia 18 de agosto de 2022, aconteceu a abertura do WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO do Campus Manaus Distrito Industrial, o evento foi organizado pela Coordenação de Cursos e Projetos de Extensão e apoiado pela Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica e Diretoria Geral do CMDI.

Work.jpgNo período matutino houve Exposição de trabalhos sobre Energia Renováveis, nessa exposição os alunos puderam demonstrar os princípios de funcionamento e principais aplicações dessa tecnologia inovadora, que é vista como uma das principais alternativas para o desenvolvimento sustentável. Os expositores do evento foram os alunos do Curso Fic de Instaladores de Energias Renováveis do Campus Manaus Distrito Industrial, trazendo as temáticas:

- Energias renováveis e benefícios ao meio ambiente;
- Três tipos de sistema (on-grid, off-grid, aplicação);

- Demonstração do funcionamento dos kits do laboratório de energias renováveis;

- Leitura da fatura de energia para dimensionamento com simulação de projetos.

20220818_092131.jpg

20220818_094822.jpgO EnergIF foi criado com a intenção de focar em medidas de melhoria no desempenho enérgico da Rede Federal, bem como qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento de Energias Renováveis;

20220818_132254.jpgNo Período Vespertino e Noturno houve a FEIRA DO EMPREENDEDOR, com exposições de negócios dos alunos do Curso Fic de Microempreendedor Individual – MEI, que teve como objetivo a aplicação pedagógica pratica do empreendedorismo, técnicas de vendas, ferramentas digitais, marketing e inovação tecnológica.

Destacaram – se muitas empresas, dentre elas:

WhatsApp Image 2022-08-24 at 13.47.49.jpegYoneize Lima é uma marca que representa o nome de sua idealizadora. Desde criança Yoneize viveu da agricultura, hoje cultiva uma linha de hortifruti, destacando suas vendas em: cheiro-verde, pimenta, couve, alface, etc... Yoneize diferencia seus produtos na customização de sua marca nos pacotes de cada produto, com selo e qualidade de armazenamento, hoje conta com uma banca de venda e algumas distribuições locais, dando a importância de produtos inteiramente naturais.

WhatsApp Image 2022-08-24 at 13.48.30.jpegNara Artesanato: Tendo o artesanato como fonte de renda, foi pensado em uma empresa com a idealização de artes unificadas ao plantio de pequenas plantas, o diferencial dos produtos se concentra na entrega de encomendas por cores, cada mês a empresa destaca uma cor/tipo de planta e o cliente adere ao plantio em uma arte amplamente desenvolvida por meio do artesanato.

WhatsApp Image 2022-08-24 at 13.49.55.jpegSam´s é uma empresa nascida em projeto acadêmico, que visa trabalhar com fidelização de clientes por meio de entrega de qualidade, lanches com recheios tipicamente amazonense, tais como: coxinha de pato, bolo com cobertura de açaí, massas de mandioca, queijo natural de búfalo e entre outras iguarias regionais.

Os trabalhos e exposições de negócios foram apresentados pelos alunos do curso EnergIF e MEI, segunda oferta, executado no Campus Manaus Distrito Industrial, ofertado por meio do programa qualifica mais EnergIF e Qualifica mais progredir, respectivamente, fomentado pelo SETEC/MEC e apoiado pela Pró Reitoria de Extensão - PROEX.

20220819_101200.jpg

20220819_112823.jpg