Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > ALUNOS DO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ PARTICIPARÃO DO X CONNEPI

ALUNOS DO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ PARTICIPARÃO DO X CONNEPI

por publicado: 18/09/2015 17h42 última modificação: 18/09/2015 17h42

Tendo aprovado dois artigos científicos e classificado uma Proposta para apresentação no CONNEPI CULTURAL, 11 alun@s dos cursos integrados de Administração e Informática do IFAM/Campus Eirunepé participarão do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI, que acontecerá em Rio Branco – AC, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro deste ano.

Sob a orientação do Professor Paulo Oliveira (História), foram inscritos e aprovados dois trabalhos, a serem apresentados na modalidade Artigo Científico. O primeiro deles intitula-se “ENTRE A GRIPE E A MALÁRIA: relações interétnicas e a transmissão de doenças em Eirunepé – AM” e será apresentado pelo aluno Kelven Klim Prasad, do 2º ano do Curso de Informática. Já o segundo trabalho – cujo título é “ENTRE O COPO E A LATINHA: um olhar para o alcoolismo indígena em Eirunepé – AM” – será apresentado pelo aluno Everton Araújo, também do 2º ano de Informática. Tendo surgido a partir da execução do projeto de pesquisa “VISITANDO A CIDADE: Motivações das Visitas de Indígenas Aldeados à cidade de Eirunepé – AM” - vinculado ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFAM/Campus Eirunepé – ambos os artigos concorreram com mais de 2 mil outros trabalhos inscritos no evento.

“Entre o Tradicional e o Moderno, ‘no balanço da Toada’” é a apresentação cultural – também sob coordenação do referido Professor – aceita no X CONNEPI. Esta dar-se-á com 10 dançantes, sendo 5 meninos e 5 meninas. A dança será iniciada com a chamada “Toada Tradicional”, que se caracteriza por movimentos lentos e singelos, acompanhando canções tradicionais e que remetem-se aos primórdios deste fenômeno cultural. Também as vestimentas são um elemento bastante significativo, na medida em que remete aos valores tradicionais daqueles sujeitos aos quais é atribuída a expressão cultural. Disto, 5 dos dançantes executarão os passos desta “toada tradicional”, no primeiro dos três momentos da dança. Num segundo momento da apresentação, entrarão em cena os outros 5 dançantes executando uma “Toada Estilizada” (ou “Moderna”). Vestidos com trajes mais contemporâneos, estes dançantes executarão aqueles passos mais rápidos e mais aéreos, trazendo à baila os elementos mais representativos da contemporaneidade da dança. No terceiro e último momento da apresentação, “tradicionais” e “modernos” juntar-se-ão, numa simbiose dançante composta por gerações de Toadas. Mesclando o tradicional e o moderno, buscamos – nesta apresentação – atentar para o caráter vivo e mutante da cultura, percebida a partir de uma historicidade constituída pela permanência – através do tradicional – e pela mudança, com aqueles elementos que vão sendo incorporados e passam a fazer parte da dança.

Além da apresentação dos artigos e da apresentação cultural, os alunos e alunas inscritos participarão dos minicursos, mesas-redondas e palestras da Programação do X CONNEPI. Trata-se, pois, de uma oportunidade para os educandos estarem inseridos no universo da pesquisa e da inovação, sempre atreladas a uma prática pedagógica que atenta tanto para os aspectos técnicos quanto para os culturais e sociais, constitutivos da formação cidadã.

Comissão de Comunicação

IFAM/Campus Eirunepé