Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > INSTITUIÇÃO > A instituição

CAMPUS EIRUNEPÉ

  Eirunepé é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. O município está localizado dentro da área da Floresta Amazônica. É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. Pertencente à Microrregião do Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense, que compreende os municípios: Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati; localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta, em linha reta, cerca de 1.245 km e via fluvial 3.448 km. Ocupa uma área de 15.832 km², sendo que 4.3172 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014 em 33.580 habitantes, sendo então o 20º município mais populoso do estado e o primeiro de sua microrregião. Eirunepé é também um centro sub-regional do Amazonas. Seus municípios limítrofes são Itamarati e Envira ao leste; estado do Acre e Ipixuna ao sul; Benjamin Constant e Jutaí ao oeste. 

 

 Dentro deste contexto, o Campus Eirunepé iniciou oficialmente suas atividades no dia 14 de abril de 2014, através de uma reunião administrativa e pedagógica, coordenada pelo primeiro Diretor Geral Pró-Tempore, Professor Roquelane Batista de Siqueira e pelo primeiro Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Professor Orlando Ferreira da Silva. Participaram da reunião 02 (dois) docentes EBTT, 02 (dois) Técnicos-Administrativos e 09 (nove) professores substitutos.

 No dia 22 de abril do mesmo ano, aconteceu a aula inaugural para as primeiras turmas dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Administração e Informática nas Formas Integrada e Subsequente, com um total de 04 (quatro) turmas e, aproximadamente, 160 (cento e sessenta) alunos.

 Inicialmente e durante todo o ano de 2014 as atividades do campus aconteceram em três salas apenas, cedidas pela Universidade do Estado do Amazonas/Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé, das quais, duas eram utilizadas como salas de aula e a outra era usada simultaneamente como Laboratório de Informática e ambiente administrativo.

 Naquele período foi iniciada a obra de construção do prédio para funcionamento da sede definitiva do campus. E a Prefeitura Municipal de Eirunepé cedeu ao IFAM, pelo período de 10 (dez) anos, a estrutura do prédio da antiga Escola Municipal Nossa Senhora  Aparecida. No entanto,  essa escola requeria passar por reforma e  ampliação para atender ainda que parcialmente, a demanda do campus.

 Para o ano de 2015 não foram ofertadas novas vagas e turmas, porém foram formadas internamente duas novas turmas com uma pequena quantidade de discentes retidos. Simultaneamente, no início de 2015, entraram em exercício novos servidores (docentes e técnicos-administrativos) admitidos através de um novo Concurso Público. Diante disso, para acomodar os alunos retidos e o corpo docente e técnico-administrativo, embora ainda não tivesse ocorrido a necessária reforma e ampliação, passou-se a ser utilizada também a estrutura do antigo prédio escolar, que fora cedido pela Prefeitura Municipal.

 Em meados de setembro de 2015, o Técnico-Administrativo, ocupante do cargo de Administrador, Adanilton Rabelo de Andrade assumiu a Direção Geral Pró-Tempore do campus.

 Ainda naquele ano de 2015 foi alugado um pequeno prédio, conhecido como Antigo Liceu, localizado na Rua Otaviano Melo, Bairro Nossa Senhora de Fátima, para onde foram transferidos os servidores e discentes que estavam no prédio da antiga Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

 Posteriormente, foram locadas mais três salas (anexas ao prédio do Antigo Liceu), uma casa para ser utilizada como ambiente administrativo para alocar a Direção Geral, os Departamentos e Coordenações. E ainda foram construídas e cedidas ao campus, pela Prefeitura Municipal 04 (quatro) salas de aulas, dispostas uma ao lado das outras, anexas ao prédio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – ADAF. No ano de 2016, foram abertos mais 03 (três) cursos, sendo Agropecuária na Forma Integrada, Florestas e Recursos Pesqueiros na Forma Subsequente. Assim, somados  aos cursos já em funcionamento no campus (Administração e Informática), houve a abertura de uma quantidade expressiva de vagas e isso, consequentemente, elevou o número de alunos matriculados.

 Embora já estivesse em atividade, desde abril de 2014, foi somente em 09 de maio de 2016, através da Portaria Nº. 378, do Ministério da Educação, que o Campus Eirunepé recebeu autorização de funcionamento.

 Durante o ano de 2017, manteve-se a oferta de novas vagas e turmas para os cursos já existentes e a partir de fevereiro de 2018 o campus deixou de utilizar as salas cedidas pela UEA, uma vez que, os discentes que lá estavam foram remanejados para o antigo prédio da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que após ser doado ao IFAM, passou pela reforma e ampliação necessárias, objetivando tornar-se um anexo à sede definitiva do campus.

 A sede definitiva do campus, por sua vez, teve suas obras paralisadas por aproximadamente 02 (dois) anos, sendo retomadas no final de 2017, com previsão de conclusão para fevereiro de 2019.

 No segundo semestre de 2018 assumiu a Direção do campus o docente Leandro Amorim Damasceno e permanece até a presente data na condição de Diretor Geral Pró-Tempore.

 Atualmente são ofertados 03 (três) cursos na Forma Integrada (Administração, Agropecuária e Informática) e 04 (quatro) na Forma Subsequente (Administração, Informática para Internet, Florestas e Recursos Pesqueiros), com um total de 471 (quatrocentos e setenta e um) alunos matriculados, contribuindo desta forma, com o desenvolvimento educacional e a formação técnica-profissional da sociedade local, regional e nacional.

 A sede definitiva do campus, por sua vez, teve suas obras paralisadas por aproximadamente 02 (dois) anos, tendo sido retomadas no final de 2017, com previsão de conclusão para 2019.