Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Campus Eirunepé realiza evento para abertura do Ano Letivo

Campus Eirunepé realiza evento para abertura do Ano Letivo

por publicado: 05/04/2016 11h26 última modificação: 03/06/2016 10h04

Campus Eirunepé realizou, nesta sexta-feira, dia 04 de março, a abertura oficial do ano letivo 2016. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Eirunepé e contou com a presença dos alunos novatos e veteranos e de todos servidores do Campus. E teve como parceria a presença do Comando do Destacamento da Aeronáutica de Eirunepé, ao qual o Campus realizou entre os dias 29/02 a 02/03, a visita técnica, com o acompanhamento de professores e alguns técnicos administrativos. A visita teve por objetivo apresentar as instalações ao tempo em que foram enfatizados os meios de ingressar a força aérea brasileira, numa forma de estimular os alunos a empenhar-se no desenvolvimento de suas atividades escolares para alcance de seus objetivos. Na oportunidade foi firmada uma parceria entre o Instituto Federal  do Amazonas – Campus Eirunepé e o Comando do Destacamento da Aeronáutica, referente ao apoio na execução de atividades extracurriculares.

No evento de abertura do Ano Letivo, o Diretor Geral acolheu a todos, dando boas vindas em especial aos alunos que ingressaram recentemente no instituto, discorreu sobre o papel do IFAM na sociedade, abordando um pouco de sua história e a fase de expansão do Campus Eirunepé, finalizando sua fala ressaltou a importância do instituto no município, confirmando seu compromisso com a educação.

De acordo com Adanilton Rabelo – Diretor do Campus “Ciente de nossa instigante responsabilidade sócio-educativa, acolhemos com muita alegria o segmento discente, especialmente os novos estudantes, que passam a integrar a Comunidade estudantil da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica, aqui representadas pelo IFAM.

Há muito ainda por fazer, nessa empreitada de se garantir a oferta de uma educação de qualidade, o que implica em rupturas, continuidades e descontinuidades, num processo de auto avaliação constante rumo a promover mudanças. Pontuo que todo processo de mudança, naturalmente, é desafiador. No entanto, é certo que estamos também, mais preparados para superar os desafios que teremos que enfrentar.

Reafirmo nosso compromisso em garantir a oferta de educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade aos jovens e a população em geral do município de Eirunepé.”

O chefe de Departamento de Ensino, Josemar Farias destacou a importância de se atentar para o compromisso de uma educação de qualidade voltada ao desenvolvimento de uma sociedade mais crítica.

Na ocasião, todos os coordenadores de cursos apresentaram-se fazendo um breve discurso das especificidades de cada curso e colocando-se a disposição de alunos e comunidade em geral para a realização de uma educação participativa.

O evento foi ainda engrandecido pela participação dos alunos dos Cursos de Administração e Informática do 3º Ano, que esporam a dança do “carimbo”, típica do Pará, projeto no qual foi desenvolvido no âmbito dos Programas Integrais dentro da Política de Assistência Estudantil, implementadas no Campus Eirunepé, que consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas de forma multidisciplinar, que visam, dentro de uma formação humanística, promover, disseminar e consolidar os saberes oriundos da cultura, através de comidas típicas e da dança, a promoção e a valorização da educação e da cultura na formação integral do estudante. E também uma apresentação em Pantomima com um tema bíblico de Isaias capítulo 53 versículo 3 realizada por alunos e integrantes da Igreja Batista Independente.

O publico também prestigiou duas canções da autoria do músico local José Eone de Souza Cavalcanti, que foi interpretada por ele e pelo servidor Janielson Cavalcante a música Seringueira que margeiam o Rio Jurua, composta em 1994 e que o mesmo ganhou o festival (FEMJU) em 1997 em Eirunepé e no mesmo ano em Caruari. De 16 edições do FEMUCRI(festival de música cristã), ganhou 10 vezes. Também contou com a participação especial  da Maria Izabely de Almeida Torres (aluna da Escola Estadual Francisca Mendes) do Projeto “Revelando Talentos Estudantis”. Para interpretar a música “Um grito de Lamento”.

Somos uma instituição pública que empreende todos os esforços para promover um ensino que assegure a formação de cidadãos críticos e socialmente comprometidos, solidariamente integrados à sociedade, com responsabilidade social, ética e competências profissionais que possibilitem o acesso ao mundo do trabalho.

É neste espírito de luta, de busca de novas conquistas, de compromisso com o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico de Eirunepé, do Amazonas, do Brasil e do mundo, que recebemos para mais um ano letivo.