Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Programas Integrais - campus Eirunepé

Programas Integrais - campus Eirunepé

As inscrições para submissão de projetos voltados para assistência estudantil com recurso fomentado pela Política de Assistência Estudantil do IFAM, iniciaram hoje dia 15 de setembro
por publicado: 15/09/2015 18h34 última modificação: 16/09/2015 12h17

As inscrições iniciaram hoje e irão até o dia 24 de setembro (quinta-feira). As inscrições serão feitas nas dependências do prédio da UEA, endereço provisório do Campus. Os documentos exigidos deverão ser entregues, das 08h às 17h. Poderão se candidatar alunos e professores que tenham como foco principal uma das linhas de ações dos programas integrais. Servidor técnico-administrativo também pode participar desde que suas atividades desenvolvidas no Campus estejam voltadas para as temáticas dos programas.

Sobre os programas Integrais

Os Programas Integrais visam dar suporte a ações prioritárias voltadas para o suprimento das necessidades sociais dos alunos em vulnerabilidade social via Política de assistência Estudantil:

Programa de Atenção a Saúde: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social, com a finalidade de promoção a saúde em regime ambulatorial, incluindo prevenção, tratamento e vigilância a comunidade discente.

Programa de Apoio Psicológico: visa promover ações de orientação e acompanhamento dos discentes em todos os níveis e modalidade de ensino, com o objetivo de promover o bem-estar psicossocial, colaborando para o desempenho acadêmico, evitando assim, reprovações e evasão escolar.

Programa de Apoio Pedagógico: proporcionar a interligação entre os profissionais de ensino e os estudantes, numa perspectiva de construção de uma educação de qualidade e transformadora, contribuindo de maneira exitosa para a formação humana e profissional dos estudantes.

Programa de Apoio a Cultura e Esporte: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social prioritariamente, em suas atividades culturais e esportivas vinculadas ao IFAM contribuindo para sua formação integral.

Programa de Inclusão Digital: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social, a ter acesso à inclusão digital seja por repasse direto do valor do benefício ou custeio institucional desse serviço ou linha de ação da assistência estudantil.

Programa de Apoio aos Estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades e Superdotação: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social, portador de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a desenvolver suas atividades educacionais com êxito, garantindo o direito a educação de forma igualitária, justa e equânime, extinguindo qualquer forma de discriminação.

Programa de Apoio Acadêmico a Monitoria: Propicia uma importante interação entre os docentes e discentes, contribuindo para o aperfeiçoamento constante das práticas pedagógicas e da qualidade do ensino na instituição, bem como, desenvolve no estudante os princípios da cooperação, garantindo socialização de saberes entre os estudantes não apenas na educação receptiva centrada no professor. O objetivo do programa é minimizar o número de dependência, reprovações existentes no quadro de rendimento escolar.

Edital Programas Integrais