Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Projeto de Extensão Viveiro Florestal Educador - IFAM/Campus Eirunepé

Notícias

Projeto de Extensão Viveiro Florestal Educador - IFAM/Campus Eirunepé

por publicado: 18/11/2019 10h38 última modificação: 18/11/2019 10h38

O IFAM campus Eirunepé está desenvolvendo a segunda edição do projeto “Viveiro Florestal Educador”. O objetivo central do projeto é sensibilizar os estudantes do 8° ano da rede pública de ensino de Eirunepé-AM sobre questões ambientais, utilizando como ferramenta a produção de mudas de espécies frutíferas, ornamentais e madeireiras da Amazônia. Além disso, o projeto visa apresentar a estrutura física e as atividades desenvolvidas juntos aos discentes do Eixo de Recursos Naturais da instituição.

O projeto “Viveiro Florestal Educador” foi aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX e em 2019 já envolveu aproximadamente 110 (cento e dez) alunos do 8° ano do ensino fundamental de quatro escolas de Eirunepé – AM. A visita mais recente contou com 20 alunos do 8° ano da Escola Estadual São Francisco (Figura 01).

Segundo o coordenador do projeto, Professor Marco Simão (Engenheiro Florestal e Mestre em Ciências de Florestas Tropicais) “o projeto é uma grande oportunidade para os alunos de 8° ano conhecerem a estrutura do Eixo de Recursos Naturais que conta com Casa de Vegetação, Viveiro Florestal, Aviário e Meliponário. Pelo fato dos critérios de ingresso no IFAM serem as notas do  7° e 8° ano, observamos que após os alunos conhecerem o IFAM e, assim, desenvolverem interesse por ingressarem nos cursos da instituição, passam a se dedicar mais aos estudos, o que se configura como um fator de motivação para esses alunos”.

Outro ponto positivo do projeto é “a interação entre os alunos das escolas com os estagiários do Viveiro Florestal, que já são alunos do IFAM campus Eirunepé”, como destaca Maria Roselma Oliveira Portela, discente do Curso Técnico de Nível Médio em Florestas na forma Subsequente e bolsista do projeto.

A metodologia do projeto é a seguinte: o primeiro contato entre a bolsista do projeto e os estagiários do Viveiro Florestal com a turma de 8° ano que participará do projeto se dá na própria sala de aula da turma. Nesse momento, os estagiários (Antônia Carlos Barbosa, Leandro dos Santos Silva, Sharliane Ferreira Farias e Thais Alexandra Barroso de Queiroz, todos do Curso Técnico de Nível Médio em Florestas na forma Subsequente) explicam como será desenvolvido o projeto Viveiro Florestal Educador e fazem uma apresentação geral sobre a Rede de Institutos Federais, sobre o IFAM, os cursos nas formas integrada e subsequente ofertados e as atividades desenvolvidas no campus Eirunepé. Nesse primeiro contato é solicitado que, no dia da visita ao IFAM, que acontece sempre na semana seguinte, os alunos levem sementes de qualquer espécie de árvore. Então, nesse segundo momento, durante a visita à instituição, além de conhecerem toda a estrutura do Eixo de Recursos Naturais, os próprios alunos fazem a semeadura das sementes que levaram. Aproximadamente dois meses após a semeadura, no terceiro e último momento do projeto, os alunos retornam ao Viveiro Florestal para receberem as mudas provenientes de suas sementes e as instruções sobre como plantá-las e cultivá-las.

O projeto conta com a colaboração de outros servidores do IFAM campus Eirunepé ligados à Casa de Vegetação, ao Meliponário e ao Aviário, como o Professor Silvio Vieira da Silva, a Engenheira Agrônoma Carla Elizabeth Brito de Lima Cardoso, o Técnico Agrícola Edmilson de Souza Gomes Júnior e o Médico Veterinário Thiago Dandolini Kerne, além do colaborador terceirizado Fernando Zaufre.

 Dessa forma, o projeto “Viveiro Florestal Educador” está alinhado ao princípio de desenvolvimento indissociável entre Ensino, Pesquisa e Extensão e tem contribuído, ainda, para  divulgar as oportunidades de ensino aos alunos do ensino fundamental e à comunidade eirunepeense em geral.