Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > INSTITUIÇÃO > Coordenações e Setores > Campus realiza programação especial em alusão ao Setembro Amarelo

Notícias

Campus realiza programação especial em alusão ao Setembro Amarelo

publicado: 08/10/2019 11h40 última modificação: 09/10/2019 14h54

No último sábado (27/09) foi realizado, no Campus Avançado de Manacapuru, o evento Setembro Amarelo, em alusão à campanha brasileira de prevenção do suicídio. A programação, organizada pela Psicóloga Ariádina Barros, pela Assistente Social Jeane de Lima e pelo Prof. Gernei Goes, teve como objetivo reunir servidores, alunos e a comunidade em geral para discutir e sensibilizá-los sobre a importância da prevenção e da valorização à vida.

O evento contou com a colaboração da Profa. Janaína Maria Gonçalves, que organizou um sarau com os discentes de primeiro e segundo anos. Para tratar sobre o assunto de forma lúdica, o Prof. Jhonatas Geisteira e o discente Allan Benício prepararam um teatro de bonecos, que tinha como tema uma situação de suicídio. A programação teve ainda uma palestra ministrada pela Psicóloga Ariádina, a qual tratou sobre a sintomatologia da ideação suicida e sobre sua prevenção. Foi convidado também o professor de LIBRAS Roberto Nascimento para falar um pouco sobre o Setembro Azul, que é considerado o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. Para encerrar o evento, convidou-se o professor de zumba Marquinhos, para celebrar a vida.

A Psicóloga Ariádina avaliou o evento como “uma oportunidade para quebrar o silêncio, desmistificar e mostrar a importância de se falar sobre suicídio sem tabu”. Para ela, “precisamos ensinar nossos jovens a olhar para a dor de forma que eles percebam que existe saída, e o Setembro Amarelo nos proporciona momentos de falar e ser ouvido”.