Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > INSTITUIÇÃO > A instituição

CAMPUS PARINTINS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM  foi estruturado mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas de Manaus e São Gabriel da Cachoeira, no âmbito do Sistema Federal de Ensino, nos termos da Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, Art. 5º, inciso IV.


Em decorrência do processo de expansão da Educação Profissional no país o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas atualmente integra os seguintes Campi: Campus Manaus Centro, Campus Manaus Distrito Industrial, Campus Manaus Zona leste, Campus Coari, Campus São Gabriel da Cachoeira, Campus Presidente Figueiredo, Campus Maués, Campus Parintins, Campus Lábrea e Campus Tabatinga.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Parintins é uma Instituição Pública Indireta, com natureza jurídica de autarquia, integrante da Rede Federal de Ensino, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógico e disciplinar definidas em estatuto próprio, está vinculada ao Ministério da Educação e é supervisionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

A autorização de funcionamento do Campus Parintins, se deu através da Portaria Nº 687, de 27 de maio de 2010, do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União em 28 de maio de 2010.


O inicio das atividades educacionais ocorreu no dia 22 de março de 2010, num endereço provisório, sito, rua Paraíba nº - Palmares, com um quadro de servidores mínimo composto por 27 colaboradores: 01 Diretora Geral, 01 Chefe de Departamento de Ensino, 01 Chefe do Departamento Administrativo, 01 Técnico em Agropecuária, 07 professores contratados e 04 auxiliar administrativo, 06 auxiliar de portaria e 06 agentes de limpeza.


No primeiro semestre de 2010, somente as turmas dos cursos Integrados iniciaram suas atividades educacionais e no segundo semestre, com a chegada dos servidores efetivos, iniciaram as atividades das demais turmas, concluindo o ano letivo com 280 alunos.


Atualmente o IFAM/Campus Parintins possui 09 turmas na modalidade integrado ao nível médio: Técnico em Administração 1a ,2 a e 3 a séries, Técnico  em Agropecuária 1a ,2 a e 3 a séries e Técnico em Informática 1a ,2 a e 3 a séries; 04 turmas na modalidade subsequente: Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Recursos Pesqueiros e 03 turmas de ensino a distância, sendo 01 turma de Agentes de Saúde, 01 turmas de Eventos e 01 turma de rede de computadores.


O IFAM – Campus Parintins, nos dias atuais, situa-se em seu prédio próprio, localizado a Estrada Odovaldo Novo, S/Nº, Comunidade Aninga – Parananema. Possui um quadro de pessoal distribuído da seguinte forma:


Servidores: 41 docentes, sendo 28 professores efetivos e 13 substitutos; 21 técnicos administrativos.
Estagiários: 10
Alunos: 823

 

Missão

Promover a Educação de excelência através do Ensino, pesquisa e Extensão, visando à formação do cidadão crítico, autônomo e empreendedor, comprometido com o desenvolvimento social, científico e tecnológico do País.

 

Visão de futuro

Consolidar o IFAM como Centro de Excelência da Educação Tecnológica na região.

 

Valores

Ética; responsabilidade; justiça; valorização humana.