Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > Escola na Floresta: Caminhos do Sabe - Projeto – (PIBEX 2024)

Escola na Floresta: Caminhos do Sabe - Projeto – (PIBEX 2024)

por publicado: 21/05/2024 14h23 última modificação: 21/05/2024 14h23

O projeto Escola na Floresta: Caminhos do Saber desenvolve ações ambientais educativas em uma área de fragmento florestal denominada “Bosque do IFAM”, localizada no IFAM Campus Parintins. A proposta tem por objetivo sensibilizar os estudantes para as questões ambientais pelo contato com o ambiente natural por meio da educação ambiental. Nesse sentido, entre outros aspectos ambientais correlacionados, são explorados, a contemplação da paisagem, lazer, convívio social, entretenimento, práticas esportivas (caminhada na trilha), culturais e educação, sendo estes apenas alguns exemplos de necessidades das populações urbanas na busca por espaços que integrem tais dimensões.

Para atingir tal objetivo reunimos uma equipe de servidores e alunos para apoiar e executar o projeto. Os servidores atuam de acordo com suas funções na instituição enquanto os alunos são treinados como agentes ambientais para atuar em diferentes funções em que se revezam, tais como: limpeza das trilhas, instrutores e auxiliares, divididos em bolsistas e voluntários.

Instruções ecológicas na trilha (Arquivo do projeto, 2018)

O projeto tem como público alvo estudantes de escolas municipais e estaduais, de nível fundamental e médio respectivamente. O projeto foi aprovado nos editais do PIBEX em 2017, 2018, 2019, 2020 e neste ano de 2024, nestes 04 anos as ações beneficiaram diretamente um público alvo de 980 estudantes, capacitou 04 bolsistas e 24 voluntários como agentes ambientais multiplicadores, envolvendo um total de 11 servidores entre professores e técnicos administrativos. Em 2024 pretendemos atingir um total de 180 beneficiários. Previamente a realização das atividades a equipe do projeto é treinada e orientada para atuar como agentes ambientais, assim, serão feitas leituras de literatura sobre educação ambiental, as quais facilitarão as apresentações durante a recepção do público. Outro resultado esperado a ser obtido com a realização do projeto é a estruturação das trilhas do “Boque” e a experiência na construção de parcerias com as instituições de ensino do município.

Coordenador do Projeto – Arqleydsson de Lima Pinheiro

Coordenador Substituto – Marcus Wilson Tardelly Lopes Cursino

Apoio Técnico – Denis de Oliveira Silva

Apoio Técnico – Jackson Douglas Rocha de Albuquerque

__________________________________________________________________________________

👀 Acompanhe nosso site: http://www2.ifam.edu.br/campus/parintins.