Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA > NOTÍCIAS > Alunos do IFAM Campus São Gabriel recebem tablets

Alunos do IFAM Campus São Gabriel recebem tablets

Alunos do IFAM Campus São Gabriel recebem tablets em apoio ao ensino remoto
por publicado: 23/09/2021 16h08 última modificação: 23/09/2021 16h08

Os estudantes do Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM CSGC) já podem fazer suas pesquisas virtuais e baixar material de estudos utilizando tablets que receberam da instituição. Os equipamentos foram entregues aos alunos entre os dias 14 e 17 de setembro, em ação que mobilizou professores e outros servidores. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo IFAM para apoiar os discentes durante o período da pandemia, contribuindo para a qualidade do ensino remoto. A entrega aconteceu no ginásio esportivo do campus, em espaço aberto, respeitando os protocolos sanitários.

O Diretor-Geral do IFAM CSGC, professor Leonam Matos Correia Lima, reforça que a entrega dos tablets é essencial para a inclusão digital e auxilia na educação à distância, adotada pela instituição como medida de prevenção à Covid-19 e proteção aos estudantes e aos servidores. Além disso, os equipamentos eletrônicos podem facilitar as atividades de ensino, auxiliando o trabalho dos docentes e melhorando a comunicação entre professores e alunos.

Leonam Matos ressaltou que o falecido reitor professor Antônio Venâncio, que morreu em janeiro de 2021, vítima da Covid-19, teve grande participação na iniciativa. “Ainda no início da pandemia, o reitor Antônio Venâncio previu que a crise sanitária poderia se alongar e planejou a compra dos tablets. Infelizmente, ele não pôde ver a concretização da medida, pois faleceu em janeiro, vítima da Covid-19. É muito importante que o professor Venâncio seja lembrado nesse momento, pois ele lutou muito para que os discentes recebessem os tablets”, disse.

Uma equipe da instituição irá até Santa Isabel do Rio Negro fazer a entrega dos tablets a alunos que moram no município vizinho a São Gabriel, que estão em ensino remoto.

Durante outras ações desenvolvidas durante o ano, também como iniciativa de suporte para o ensino a distância e inclusão digital, os alunos já haviam recebido chips de dados móveis.

Alunos dos cursos integrados, subsequentes e Proeja receberam os tablets. A ação vem beneficiando alunos em todos os 17 campi do IFAM e ganha ainda mais relevância no Campus São Gabriel da Cachoeira, onde parte dos discentes atendidos vive em comunidades indígenas e não têm acesso a computadores. Muitos dos que moram no ambiente urbano também utilizam apenas o celular para as atividades virtuais.

Pais de alunos e estudantes consideram que os tablets serão de grande ajuda para o processo de aprendizagem, sendo um suporte mais adequado para as atividades escolares.

A dona de casa Marilete Camico Joanico, da etnia Baniwa, acompanhou o filho Ismael Camico da Silva, aluno do curso de Agropecuária, na Forma Integrado, ela explica que, para os estudos remotos, o filho vem utilizando as apostilas entregues pelos professores e livros. Para acessar material virtual, usa o celular. Ismael Camico, falante da língua Baniwa, disse que algumas vezes tem dúvidas sobre o conteúdo e, com o tablet, ficará mais fácil esclarecer dúvidas.

Lindalva Celestino Mateus, da etnia Arapasso, também é mãe de aluna e disse que o tablet é uma ferramenta importante para os estudos da filha Layze Mateus Ribeiro, de 16 anos, da etnia Baré, que frequenta o curso de Administração 2021. “Nós duas estávamos dividindo um celular. Às vezes eu precisava do telefone, mas ela estava precisando mais ainda, para estudar”, pondera.

Layze Mateus disse que, com o tablet, o processo de ensino remoto ficará mais fácil. “Com o celular, não posso guardar os materiais que alguns professores mandam via whatsApp porque não tem memória suficiente. Tenho que apagar para baixar outro material. Com o tablet será diferente, pois tem mais espaço e recebemos cartão de memória”, disse.

O jovem João Alexandro Hernandes, de 20 anos, aluno do curso Secretaria Escolar 2021, disse que receber o tablet e o chip facilita o processo de pesquisa. “Ficará mais fácil pesquisar, receber os trabalhos, elaborar questões. É um bom meio de comunicação com os professores”, disse.

Fernanda Sampaio, de 22 anos, aluna de Secretaria Escolar 2020, não tem computador em casa e, até agora, estava utilizando o celular para desenvolver trabalhos e pesquisas. “Com o tablet, fica muito mais prático resolver os trabalhos digitalmente”, disse.

Devido às dificuldades de acesso à internet na região de São Gabriel da Cachoeira, o ensino remoto no IFAM – CSGC inclui entrega presencial de apostilas pelos docentes aos alunos uma vez a cada mês, seguindo os protocolos sanitários. Na ocasião, os discentes devolvem as atividades resolvidas no período. Professores e alunos mantêm comunicação constante por meio do WhatsApp, aplicativo que melhor funciona na região.

Segundo informações do IFAM Campus Manaus Centro (CMC), o investimento para aquisição dos equipamentos foi de R$ 12,4 milhões. A ação foi viabilizada via recurso da Assistência Estudantil do Instituto.