Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA > NOTÍCIAS > Campanha de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do IFAM/CSGC.

O IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira deu inicio a Campanha de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as atividades foram realizadas entre os dias 12 e 19 de maio de 2017.
por publicado: 22/05/2017 17h41 última modificação: 22/05/2017 18h24

O IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira deu inicio a Campanha de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as atividades foram realizadas entre os dias 12 e 19 de maio, no âmbito institucional, estendendo-se às escolas da rede pública do município de São Gabriel da Cachoeira. Esta campanha resultou do projeto proposto pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) intitulado Prevenção e Combate ao Abuso Sexual: Um alerta necessário.

A realização de palestras, roda de conversa com servidores, participação na caminhada do dia 18/05, oficinas de incentivo ao protagonismo juvenil resultaram da parceria entre as Psicólogas: Franciane Souza do IFAM/CSGC, Maria Aparecida Marques Fernandes da SEDUC e Ana Délia Oliveira Galvão da SEMEC, atuantes na rede de ensino do município, que contou com cerca de 1100 participantes entre discentes e profissionais da educação.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A data também lembra um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta de Vitória-ES, no ano de 1973.

Oficina para confecção de materiais de divulgação da campanha, protagonizada por alunos das escolas Irmã Inês Penha, CETI, IFAM/CSGC e Colégio São Gabriel, nos dias 12 e 15 de maio.

Os discentes Ernandes de Rabelo do 3° ano do Curso de Informática e Jeziele Sales do 1° ano do Curso Técnico em Administração, interpretaram a música “Tesourinho”, tema da campanha.

Palestras com discentes dos cursos Integrados, Subsequentes e Proeja, ocorrida no dia 15 de maio no IFAM/CSGC.

Caminhada do dia 18 de maio, o IFAM/CSGC somou forças no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

“Roda de conversa”, em 19 de maio, com os servidores, momento dedicado a expressão de sentimentos que esta violência desperta.

Os servidores apoiaram a campanha e registraram sua marca na “roda de conversa”, em 19 de maio.