Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA > NOTÍCIAS > PARCERIAS QUE DÃO CERTO: Campus São Gabriel da Cachoeira realiza distribuição de alevinos para produtores locais.

Ação de extensão do IFAM/Campus São Gabriel, realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e a Cooperativa Agropecuária Mista de São Gabriel da Cachoeira (COOPERAMIGA).
por publicado: 12/12/2016 18h54 última modificação: 13/12/2016 14h53

O IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM/CSGC) dá mais um passo na ampliação de suas parcerias, em atenção às demandas de extensão do setor produtivo primário. Focada nos arranjos produtivos locais, a Coordenação Geral de Produção e Extensão (CGPEx) realizou, neste início de dezembro, a distribuição de alevinos, atendendo demandas de 23 produtores da região do Médio e Alto rio Negro. Ao todo, foram distribuídos 120 milheiros de alevinos de tambaquis e 9 milheiros de curimatãs entre os produtores e criadores da COOPERAMIGA. Esta entidade é atendida pelo Núcleo de Educação do Campo, instituído há vários meses pelo IFAM/CSGC.

Coordenador Geral da CGPEx, Prof. Orleans Brito (segundo, à esquerda), Prof. Elias Júnior (segundo, à direita), criadores da COOPERAMIGA e Prof. Elias de Souza (Dir. Geral, ao centro)

A ação que inclui o processo reprodutivo a partir da capacidade instalada da estação reprodutiva de alevinos do próprio do IFAM/CSGC, somado ao apoio de fornecimento de pós-larvas pelo IDAM e à articulação de esforços dos produtores e criadores da Cooperativa assistida pela unidade local do Instituto Federal do Amazonas.  Esse feito envolve também a colaboração dos cooperados com o fornecimento de parte dos insumos utilizados no processo.

Atualmente, o setor de piscicultura conta com uma estrutura instalada que inclui sete tanques escavados, uma barragem (maior estoque de água), um complexo de laboratório (ambientes de aprendizagem, tanques de repouso e incubadoras) destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em um futuro próximo, teremos uma cozinha experimental de processamento de pescado. É neste setor que estudantes do Curso Técnico em Agropecuária realizam suas experiências de aprendizagem, unindo teoria e prática.

Servidores, criadores locais e estudantes do curso técnico em Agropecuária, juntos, envolvidos no processo de manejo do Setor de Piscicultura do Campus.