Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA > NOTÍCIAS > Projeto de extensão rural

Notícias

Projeto de extensão rural

Avicultura caipira integrada a hortifruticultura em propriedades rurais de São Gabriel da Cachoeira.
por publicado: 23/05/2016 18h25 última modificação: 01/06/2016 11h34
Projeto de extensão rural

Projeto de extensão rural

                 Este projeto consiste no acompanhamento técnico em propriedades que possuem um potencial produtivo, fornecendo pintinhos de um (01) dia, assim como curso de capacitação técnica em avicultura caipira para os produtores e seus familiares, contudo podendo ainda contribuir para a percepção que vise a utilização de arranjos produtivos locais, na construção dos galinheiros assim como também na utilização de recursos oriundos da floresta para alimentação alternativa das aves nas diferentes fases da criação. 

 

        O Coordenador do Projeto, Prof. Orleans Brito, enfatiza que: “Está sendo muito gratificante poder complementar o saber acadêmico com conhecimentos tradicionais, vivenciando novas experiências através da permuta de conhecimentos”.

  

                 A utilização de uma linguagem específica juntamente com os relatos de vivências dos produtores indígenas viabiliza o diálogo e o enriquecimento das visitas e entrevistas, logo o contato direto com produtores rurais e profissionais das áreas agrárias contribuiu para o enriquecimento do processo de extensão.

            A participação dos estagiários nas visitas técnicas está sendo bastante produtiva, uma vez que além das visitas aos comunitários, criadores e produtores, os estagiários tem a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos, sendo-lhes proporcionado a visão da realidade in loco, mais segurança, revisão de valores e principalmente maior clareza na relação entre o que veem em sala de aula e o aperfeiçoamento das habilidades e competências necessárias ao futuro exercício profissional.

           Exalta-se a utilização dos exemplos de experiências próprias que estão tendo êxito, como incentivo aos demais produtores, pois todos possuem potencial para a produção de galinhas caipiras, no entanto eles necessitam de acompanhamento técnico durante todo o processo de criação.