Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atletismo do IFAM garante 12 medalhas no JIFS etapa Norte

Atletismo do IFAM garante 12 medalhas no JIFS etapa Norte

A modalidade é tradicional no IFAM e já revelou grandes talentos. Atletas seguem favoritos na competição.
por Ana Paula Batista publicado: 15/10/2015 11h38 última modificação: 15/10/2015 14h32

O atletismo do IFAM vem confirmando seu favoritismo durante os Jogos dos Institutos Federais (JIFS) - etapa Norte, realizado até 17 de outubro em Porto Velho. A equipe amazonense formada por estudantes-atletas do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), Parintins, Maués e Manaus Centro (CMC) conquistou 12 medalhas, sendo sete de ouro, duas de prata e três de bronze nas categorias masculino e feminino.

atletismo jif porto velho

Na prova do lançamento de dardo, o IFAM garantiu o 1º e o 2º lugar no pódio, com os atletas Lázaro Gonçalves Mariano e Agleison Lima de Barros atingindo a marca de 42,15m e 36,81m, respectivamente. No salto triplo, o atleta Agleison Lima de Barros ficou em primeiro lugar com a marca de 12,76 metros e estabeleceu novo recorde na prova. O pódio dos 800 metros rasos também teve a participação do IFAM em duas posições, com Adailton de Freitas Batista marcando tempo final de 2'02''2s ficando em primeiro lugar, Willian da Silva Medeiros, em terceiro lugar e com o tempo de 2' 13" 5s.

Considerada a prova de maior importância no atletismo, os 100 metros rasos é a explosão de força e desempenho muscular do atleta. Competindo contra atletas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), de Roraima (IFRR) e Tocantins (TO), o estudante-atleta Elisardo Freire cravou o tempo de 11''8s ficando em terceiro lugar, atrás dos representantes do Instituto Federal de Rondônia e de Roraima.

Força Feminina

As mulheres também mostraram sua força nas pistas da Escola Marcelo Cândia – Subsede I durante a primeira etapa de competições. Um dos grandes destaques é a atleta Karícia Barbosa da Costa, do curso técnico de agroecologia, do CMZL. Favorita na prova do salto triplo, Karícia não decepcionou e garantiu o primeiro lugar com a marca de 11m, sendo seguida por Raiza Barbosa da Costa (IFAM), com 8,85m ficando com o segundo lugar.

Em 2014, Karícia foi campeã do JIFAM nas provas de 1500 metros e salto em distância, vice-campeã no revezamento e recordista no salto triplo. Na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), a amazonense se consagrou no salto triplo e salto em distância, sendo atualmente a campeã amazonense juvenil e adulta no salto triplo.

meninas atletismo porto velho jif

Campeã nos 100 metros rasos dos Jogos Internos do IFAM (JIFAM) realizado em julho de 2015, Diana de Souza Lima reafirmou sua especialidade na prova garantindo o primeiro lugar com o tempo de 13''1s. Nos 800 metros, o destaque ficou para  Letícia Vieira Martins (IFAM) com o tempo de 2'57''3s, Cintia Mariana da Silva (IFRO) marcando 3'00''1s e Alicia da Silva Carvalho (IFTO) com a marca de 3'07''9s e fechando o pódio.

No lançamento de dardo, o pódio ficou com o Instituto Federal de Tocantins (IFTO) e o Amazonas (IFAM) no segundo e terceiro lugar, sendo representado pelas atletas Samara de Rodrigues (31,86m), Karícia Barbosa (31,74m) e Gabriela Marques (21,46m).

Na final dos 4X100 metros rasos, o IFAM levou a medalha de ouro com a equipe formada por Raiza, Karícia, Diana e Nayme.

Veja o boletim do Atletismo - 1ª etapa clicando AQUI