Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM participa do Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Notícias

IFAM participa do Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior

por publicado: 12/09/2024 11h47 última modificação: 16/09/2024 12h14

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) participou do 3° Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (FNAES) que ocorreu nos dias 04 a 07 de setembro, na cidade de Diamantina, em Minas Gerais. O evento teve como objetivo discutir políticas públicas, ações afirmativas, metodologias, tecnologias e técnicas voltadas para o ingresso de estudantes em cursos técnicos e de graduação, além de dialogar sobre aspectos relativos à permanência e ao êxito.

Em sua 3ª edição, o FNAES contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Ministério Público Federal, bem como de pró-reitorias de graduação e/ou de ensino e de gestores de ingresso de Institutos Federais (IFs), Universidades Federais e Estaduais e do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro.

Participação do IFAM

O IFAM foi representado pela pró-reitora de Ensino do IFAM, Rosangela Santos da Silva, e pela chefe do Departamento de Acesso e Processo Seletivo do Ensino, Ana Patrícia Cavalcanti Queiroz, a qual também fez parte da comissão organizadora do evento e foi palestrante na mesa-redonda ‘SiSU 2024: panorama, desafios e avanços’.

 

Queiroz também realizou a palestra ‘(Re)Planejamentos Estratégicos – Instituto Federal do Amazonas (IFAM)’, momento em que apresentou as estratégias que têm sido estudadas e aplicadas desde o processo seletivo 2023/1, visando à otimização do preenchimento de vagas e ao aumento do impacto qualitativo do ingresso no processo de acesso, permanência e êxito. Acesso ao PDF da apresentação clicando aqui.

Sobre o FNAES

Em 2024, o FNAES foi realizado em parceria entre a Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o IFAM.

Nesta edição, já foram incluídas discussões acerca do ingresso em cursos técnicos de nível médio. E a partir da próxima edição, a letra T de Técnico será incorporada à sigla. Em 2025, o evento será sediado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizada em Pernambuco.

Fonte: Departamento de Acesso e Processo Seletivo do Ensino (DAPSE-IFAM)