Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Seleção de Bolsas de Iniciação Científica PAIC 2023-2024

Seleção de Bolsas de Iniciação Científica PAIC 2023-2024

por PPGI publicado: 24/04/2023 15h32 última modificação: 28/04/2023 19h25
Período de Inscrições de17 abril a 04 de maio de 2023

IFAM ABRE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PARCERIA COM A FAPEAM

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), divulgou edital para a abertura do Processo Seletivo de Projetos de Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM) para o período 2022-2023, que regulamenta o Programa Institucional de Iniciação Científica do IFAM.

O edital estabelece a disponibilização de bolsas individuais vinculadas ao Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas da FAPEAM (PAIC/FAPEAM), no valor de R$ 600,00 para discentes de nível superior, de acordo com a Resolução nº 006/2021 do Conselho Superior da FAPEAM. A liberação das bolsas individuais será feita mensalmente com recursos da FAPEAM, conforme Decisão nº 003/2023 do Conselho Diretor da FAPEAM.

O Comitê Técnico Científico do campus, com anuência da Coordenação de Pesquisa ou unidade equivalente, será responsável pela indicação dos projetos de pesquisa que ocuparão as quotas de bolsa PAIC-AM, para o período de agosto/2023 a julho/2024, conforme Tabela 1:

Tabela 1. Distribuição das quotas de bolsas de Iniciação Científica por campus do IFAM, a serem implementadas, conforme DECISÃO No. 003/2023 do Conselho Diretor da FAPEAM.

CAMPUS FAPEAM/PAIC
Manaus Distrito Industrial 09
Manaus Centro  25
Manaus Zona Leste  18
Parintins  02
Presidente Figueiredo  03
Itacoatiara  01
TOTAL  58

Cada bolsa aprovada receberá ainda a concessão de um Auxílio-Pesquisa em cota única no valor de R$ 1.440,00 para despesas de custeio, que será disponibilizado pela FAPEAM em prazo posteriormente estipulado pela instituição. O Auxílio-Pesquisa será gerido pela Coordenação de Pesquisa do campus seguindo os regimentos de utilização e prestação de contas da FAPEAM. As bolsas serão implementadas de acordo com a classificação dos bolsistas em ordem decrescente.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas de 17/04/2023 a 04/05/2023.

Para maiores informações, os interessados devem acessar o edital completo clicando AQUI

O programa tem como objetivo incentivar a participação de estudantes em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, estimulando a formação de recursos humanos para a pesquisa, além de contribuir para a ampliação da formação científica de jovens talentos, através da vivência prática em pesquisa.

registrado em: , , ,