Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > PPGI > Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Criado para atender aos preceitos da Lei nº 10.973/2004 (Lei da Inovação), o Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NIT/IFAM) é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PPGI). O NIT/IFAM tem o princípio de criar oportunidades de integração da pesquisa tecnológica com as demandas das empresas e/ou validar tecnologias inovadoras de forma a aliar os esforços de coordenação do desenvolvimento conjunto para a região e para o país.

Objetivos

  • Interagir com os diversos setores do IFAM para criação e gestão de uma política institucional de inovação;
  • Obter e gerir recursos orçamentários e financeiros advindos de instituições de fomento e das atividades proporcionadas pela Lei da Inovação;
  • Proporcionar capacitação dos atores institucionais na gestão da inovação tecnológica, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e na proteção intelectual;
  • Estimular o setor empresarial a participar de projetos conjuntos de capacitação tecnológica e resoluções de demandas de inovação.


PROPRIEDADE INTELECTUAL

A história da raça humana é pautada na aplicação da imaginação, da inovação e da criatividade a uma base de conhecimento existente, visando a solucionar problemas ou expressar pensamentos. Desde as remotas escritas encontradas na Mesopotâmia, do ábaco chinês, do astrolábio sírio, dos antigos observatórios na Índia, da prensa de Gutenberg, do motor de combustão interna, da penicilina, da cura por meio de plantas medicinais na África do Sul, do transistor, da nanotecnologia de semicondutores e de outras incontáveis descobertas e inovações, foi a imaginação dos criadores do mundo todo que permitiu à humanidade avançar ao atual nível de progresso tecnológico.

Propriedade intelectual é a área do direito que, por meio de leis, garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto - seja nos domínios industrial, científico, literário ou artístico - o direito de obter, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.

A proteção da propriedade intelectual é assegurada não apenas no âmbito nacional, como também em âmbito internacional. A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) administra mais de 20 tratados sobre propriedade intelectual.

A proteção de qualquer tipo de PI pertencente aos campus do IFAM será realizada sob a orientação e acompanhamento sistemático do NIT/IFAM.


NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA/IFAM

Endereço: Rua Ferreira Pena, 1109, Centro.
CEP: 69025-010 – Manaus – AM
Telefone: +55 (92) 3306-0059 / 3306-0060
Site: http://www2.ifam.edu.br
E-mail: nit_ppgi@ifam.edu.br

Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT
Dr. José Anglada Rivera
Port. 1.374-GR/IFAM de 09.09.2014

Parceiros
Incubadora AYTY

Link Útil
INPI: http://www.inpi.gov.br