Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Notícias > IFAM apresenta trabalhos científicos e culturais no Acre

IFAM apresenta trabalhos científicos e culturais no Acre

IFAM

por publicado: 22/12/2015 17h12 última modificação: 22/12/2015 17h12

Inovação e empreendorismo serão os temas do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontecerá nos dias 30 de novembro a 03 de dezembro deste ano, em Rio Branco (AC). O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é uma das instituições participantes, por meio de alunos e professores que, na ocasião, levarão trabalhos científicos e culturais ao público do evento.

Durante os quatro dias de atividades, o IFAM apresentará 45 trabalhos desenvolvidos nos campi da capital e do interior, divididos em sessões, como Connepi Cultural, Universo IF, Apresentação Oral e Apresentação de Pôster. Em 2015, o Instituto Federal do Acre (Ifac) é responsável pela coordenação e organização do congresso.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o Connepi é um momento de encontro científico-profissional, no qual cada participante tem a oportunidade de atualizar-se nos temas mais recentes de sua área. “Este congresso é uma ótima oportunidade de atualização, de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, construindo assim redes de relacionamentos para desenvolvimento de trabalhos futuros”, disse.

Com parte da programação, acontecerá o Universo IF, voltado para o estímulo ao empreendedorismo e a prospecção de ideias inovadoras no âmbito dos Institutos Federais. Essa programação é dividida em duas dimensões: Desafio de Ideias e Mostra Tecnológica. O IFAM participará desta última modalidade, tendo como um dos trabalhos ‘Aplicação da tecnologia em matérias primas amazônicas para a elaboração de novos produtos alimentícios’, desenvolvido pela professora Lúcia Schuch Boeira, do Campus Manaus Centro (CMC).

Desenvolvido no âmbito dos cursos de Tecnologia em Alimentos e de Processos Químico, o projeto busca inovações tecnológicas que agreguem valor às matérias-primas regionais, para planejar e implantar processos produtivos em prol da melhoria contínua da qualidade, a produtividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo de novos produtos.

Já na parte cultural do evento, o Campus Eirunepé do IFAM apresentará ‘Entre o Tradicional e o Moderno: no balanço da toada’, projeto que tem por objetivo retratar a evolução do ritmo toada, fenômeno cultural característicos do Amazonas. A apresentação tem como coordenador o professor Paulo Oliveira e com a participação de dez alunos.

Nesta 10ª edição, os participantes poderão participar também de minicursos e palestras divididos em oito áreas temáticas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. As atividades acontecerão das 08 às 22h.

Sobre o X Connepi

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

O objetivo é difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios das instituições de ensino que integram a Rede Federal.

registrado em: