Publicações

Neste espaço serão publicados os artigos oriundos da pesquisa, além de indicações de livros, dissertações e teses que discutam essa temática. Entre os materiais foram utilizadas palavras-chave, sendo: egresso e ensino profissional; ensino profissional e jovens; egresso e "educação profissional". 

 

CampusTítulo da PublicaçãoAutorAno
UFRRJ
A escola e a vida: uma análise da relação entre os saberes populares e escolares no curso técnico em agricultura do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso.
Antonio Cesar Barreto Lima  
2011 
UNB
O mercado profissional do turismo e os egressos do curso técnico em eventos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - IFPA/Campus Belém.
Maria Lucia da Silva Soares
2012
UNB
Estudo comparativo entre o ensino médio integrado e o técnico subsequente no IFTO/Campus Palmas: formação, empregabilidade, satisfação.
Noemi Barreto Sales  Zukowski
2013
UFRRJ
Os caminhos do ensino profissional: uma análise do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio em Novo Paraíso – RR.
Taliana Pereira de Souza
2013
UNB
O diálogo intercultural que nasceu no espaço da maloca: relato da experiência dos cursos técnicos de nível médio em etnodesenvolvimento e em desenvolvimento sustentável indígena no Alto Rio Negro.
Francinete Soares Martins
2013
UNB
A noção de competência no contexto dos currículos da EPT: uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas).
Márlio Kleber Venâncio Gomes 
2013
UFAM
Juventude e trabalho: um olhar sobre os cursos técnicos na empregabilidade dos jovens no município de Parintins.
Keuryanne Guerreiro Dos Reis
2014
UFRRJ
Juventude e agroecologia: caminhos que se cruzaram na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal do Pará.
Iranilde De Oliveira Silva
2014
UFPA
Na Belém ribeirinha, a juventude e o direito à escolarização com educação profissional: análise da experiência da casa escola da pesca.
Nazaré Serrat Diniz De Souza
2015
UFRRJ
O papel do instituto federal do amazonas no processo socioeducacional na região do Alto Solimões.
Wankmar Carvalho Mafra
2016
UFPA
Juventude, trabalho e educação: a formação da identidade pescadora dos jovens da colônia de pescadores artesanais Z-16 de Cametá-PA.
Adenil Alves Rodrigues2016
UNB
Perfil e empregabilidade dos egressos dos campi agropecuários de Colorado do Oeste e Ariquemes do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Rondônia.
Rosânia Araújo Silva Cancian2016
UFAM
Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo Norte da Amazônia.
Pierre Pinto Cardoso2018
IFAM
O curso integrado em agropecuária do IFAM Campus Maués e a formação humana integral: desafios e perspectivas de um campus do interior do estado do amazonas.
Felipe Nagoberto Coimbra de Oliveira2019
FIOCRUZ
Os egressos dos cursos de ASB da ETSUS - Acre: uma análise da relação entre formação e inserção profissional.

https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32321

Mônica Vieira2019
IFAM
A educação profissional e tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – história de vida dos egressos.

http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/312

Ronaldo Meireles Martins2019
Palvras-chave: egresso; ensino profissional.

 

CampusPublicaçãoAutorAno
UFRRJ
Ensino técnico e sustentabilidade: o papel do egresso da escola agrotécnica federal de Colorado do Oeste - RO.
José Ribamar de Oliveira
2011 
UFRRJ
Educação profissional em regime de alternância na comunidade indígena do Guariba, no estado de Roraima.
George Sterfson Barros2013
UFRRJ
Educação profissional: uma análise sobre a evasão e a permanência no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste.
Lucimar de Freitas Novais2014
UFRRJ
Ensino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no instituto federal do Acre-campus Rio Branco.
Cristiane das Neves das Neves2014
UFRRJ
Educação profissional e desenvolvimento territorial: a implantação, expansão e interiorização do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá
Pedro Clei Sanches Macedo2014
UFSM
O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de ducação, ciência e tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque.
Livia Fernanda Leal Macedo2015
UFRRJ
Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas.
Luana Firmino Lobo2018
IFAM
Aprendizagem baseada em empreendedorismo: uma proposta para melhoria do ensino profissional técnico de nível médio no IFPA.
Fernanda Cardoso Almeida2019
UFAM
Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do ensino médio técnico integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas.
Elias Bezerra de Souza2021
Palvras-chave: ensino profissional; jovens.

  

CampusPublicaçãoAutorAno
FIOCRUZ
Os egressos dos cursos de ASB da ETSUS - Acre: uma análise da relação entre formação e inserção profissional.
Mônica Vieira
2019 
UNB
O mercado profissional do turismo e os egressos do curso técnico em eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Campus Belém.
Maria Lúcia da Silva Soares2013
UNB
A noção de competência no contexto dos currículos da EPT: uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas).
Márlio Kleber Venâncio Gomes 2013
UFPA
Na Belém ribeirinha, a juventude e o direito à escolarização com educação profissional: análise da experiência da casa escola da pesca.
Nazaré Serrat Diniz de Souza2015
UFPA
Juventude, trabalho e educação: a formação da identidade pescadora dos jovens da colônia de pescadores artesanais z- 16 de Cametá-PA.
Adenil Alves Rodrigues2016
FIOCRUZ
Os egressos dos cursos de ASB da ETSUS - Acre: uma análise da relação entre formação e inserção profissional.
Mônica Vieira2019
IFAM
A Educação Profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos.
Ronaldo Meireles Martins2019
Palvras-chave: egresso; "educação profissional".