Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Software Facilita Criação de Roteiros Audiovisuais nos Institutos Federais

Software Facilita Criação de Roteiros Audiovisuais nos Institutos Federais

por publicado: 27/05/2024 12h36 última modificação: 04/06/2024 09h50

Novo Software Desenvolvido por Mestrando do PPGE/UFRRJ Facilita Criação de Roteiros Audiovisuais nos Institutos Federais

O mestrando Matheus Pantoja Barbosa, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (PPGE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sob a orientação da Profa Dra Alessandra Cassol e do Prof. Dr Márcio Luiz Marietto, desenvolveu um inovador produto tecnológico como parte de sua dissertação, destinado a aprimorar a comunicação audiovisual nos Institutos Federais. O software visa simplificar o processo de criação de roteiros audiovisuais, auxiliando servidores, alunos e outros profissionais na produção de conteúdos visuais e sonoros de maneira mais robusta e eficiente.

O que é e para que serve

O software desenvolvido por Matheus Barbosa é uma ferramenta projetada para facilitar a criação, organização e edição de roteiros audiovisuais. Ele permite aos usuários inserir informações sobre o conteúdo a ser divulgado e oferece sugestões de imagens e áudios em ordem cronológica, tudo de forma intuitiva e eficiente. Este produto foi desenvolvido após um rigoroso estudo, visando suprir a necessidade de uma comunicação mais eficaz dentro dos Institutos Federais.

Funcionalidades Principais

Roteiro Audiovisual:
O software oferece um guia detalhado que descreve todos os elementos necessários para a produção de um vídeo ou filme, incluindo diálogos, ações e cenários. Sua aplicação se estende a plataformas online, publicidade e educação, proporcionando uma base sólida para a criação de conteúdo visualmente impactante.

Banco de Dados Integrado:
O programa conta com um extenso banco de dados que utiliza palavras-chave para auxiliar na redação do roteiro. Com base nas informações fornecidas pelo usuário, o software sugere termos relevantes, ajudando a construir um texto coeso e completo.

Ordenação Cronológica Automática:
Além de auxiliar na redação do texto, o software recomenda uma ordem cronológica para a apresentação do conteúdo, que pode ser ajustada conforme as preferências do usuário. Essa funcionalidade garante flexibilidade e personalização no processo de criação.

Sugestões de Imagens e Áudio:
Para complementar o roteiro, o programa oferece sugestões de imagens e áudio, selecionadas com base no conteúdo do roteiro, assegurando uma harmonia entre texto e elementos visuais/sonoros.

Exportação para Arquivo Word:
Após a conclusão do roteiro, o usuário pode exportá-lo para um arquivo Word, facilitando a edição, compartilhamento e utilização como script para o locutor do material.

Conclusão

O Software de Roteirização Audiovisual é uma ferramenta indispensável para quem busca criar conteúdo audiovisual de qualidade. Com funcionalidades intuitivas, ele simplifica todo o processo de criação de roteiros, desde a redação até a seleção de elementos visuais e sonoros.

Requisitos Mínimos do Sistema

• Sistema operacional: Windows 7 ou superior.
  • Memória RAM: 4 GB.
  • Espaço disponível no disco rígido: Mínimo de 250 GB.

Estas especificações garantem um desempenho adequado e uma experiência satisfatória ao usuário.

MANUAL SCRIPT BUILDER