Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Workshop de projetos marca o encerramento do curso Design Thinking aplicado à Publicidade

Notícias

Workshop de projetos marca o encerramento do curso Design Thinking aplicado à Publicidade

por publicado: 27/02/2018 14h08 última modificação: 27/02/2018 14h12

 

 

 

 

Na tarde de ontem (26), no auditório CDI-2, aconteceu o encerramento do curso de extensão “Design Thinking (DT) aplicado à Publicidade”, oferecido aos alunos de Tecnologia em Produção Publicitária do campus Manaus Centro, por meio da Diretoria de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), em parceria com o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). No total, foram 15 alunos capacitados, estes selecionados via edital. 

As aulas iniciaram no dia 1º de fevereiro e terminaram no dia 26/02 com a apresentação dos projetos, cumprindo o cronograma previsto e carga horária total de 40h. Ao todo, foram desenvolvidos 04 projetos publicitários por meio do DT:

uma campanha voltada a estimular o uso da bicicleta para pessoas com estilo de vida sedentário;

um projeto que trata do problema da falta de arborização na cidade, pensado especialmente para sensibilizar crianças da rede municipal de ensino de Manaus;

um projeto voltado a difundir a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para alunos do curso de Tecnologia em Produção Publicitária do IFAM;

um projeto que analisou os motivos de o IFAM ser conhecido como “a antiga Escola Técnica” e reuniu ações para fortalecimento da marca IFAM junto ao seu público interno.

 

O Design Thinking (DT) é utilizado no mundo dos negócios para inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços em diferentes aplicações, sendo um tema emergente em outras áreas do conhecimento, como por exemplo, na educação. Pensando nisso, o professor Amarinildo Osório de Souza, orientado pela professora Dra. Andréa Pereira Mendonça, resolveram oferecer o curso voltado para a resolução de projetos na área de publicidade. O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET).  

Para a aluna Melissa Cabral, o curso teve acréscimo na sua vida “As aulas do professor foram bem dinâmicas e agregaram mais conhecimento, contribuindo para nossa formação”, destacou.

Já para o professor Osório, o sentimento é de dever cumprido. “Isso só foi possível pelo importante trabalho da minha orientadora e, principalmente, pelos protagonistas desse processo: os alunos. Ao longo do curso, houve um empenho grande, para cumprirmos as atividades, bem como registrar e discutir as evoluções que aconteceram ao longo desse processo. Todos os projetos foram acompanhados do início ao fim, com vários feedbacks às equipes. Isso possibilitou gerar projetos coerentes e sintonizados com a proposta do Design Thinking”. 

Segundo o professor, os projetos apresentados, após análise e defesa do trabalho de dissertação, irão compor uma possível publicação, a ser disponibilizada para consulta no site do Mestrado <mpet.ifam.edu.br>. Como resultado desse trabalho, os pesquisadores trabalham em uma proposta de didática. “Temos a proposta de construir um produto educacional, reunindo todos os materiais utilizados no curso, de forma a orientar que outros professores de publicidade e propaganda possam aplicar a proposta em seus contextos de ensino”, finaliza o professor Osório.