Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > ENSINO > Graduação > Tecnologia em Mecatrônica Industrial > CSTMI - Relacionamento entre Ensino, Pesquisa e Extensão

CSTMI - Relacionamento entre Ensino, Pesquisa e Extensão

por admin publicado 09/07/2015 23h56, última modificação 09/07/2015 23h56

A tríade que sustenta o ensino em nível de graduação deve articular-se com harmonia. Ensino, Pesquisa e Extensão relacionam-se entre si através das políticas e ações da instituição, dentre elas:

• Programas que buscam despertar a vocação científica e incentivar estudantes no envolvimento de projetos de pesquisa.

Essa dinâmica permite o encaminhamento à prática da investigação científica, entre eles: Programa de Iniciação Científica – PIBIC, fomentado pelo CNPq e pelo IFAM, e Programa de Apoio a Iniciação Científica do Amazonas – PAIC, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas – FAPEAM e desenvolvido no IFAM.

• Semana de Ciência e Tecnologia

Atividade articulada entre a Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPESP) visando à difusão e popularização da Ciência & Tecnologia. No evento ocorrem, simultaneamente, a Jornada Técnico-Científica do IFAM e a Mostra de Iniciação Científica.

• A Revista Igapó

Revista de Educação & Tecnologia do IFAM, é uma iniciativa da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), tendo como ponto de partida a necessidade da comunidade acadêmica do IFAM o conhecimento que é gerado e produzido na Instituição.

A Revista IGAPÓ iniciou suas atividades em 2007 com o objetivo de divulgar conhecimentos científicos através da publicação de pesquisas básicas ou aplicadas, experiências pedagógicas, materiais didáticos, artigos de revisão, produtos e processos.

Até o momento foram lançadas duas edições, todas com periodicidade semestral. A revista recebe trabalhos nas áreas de Educação & Tecnologia, tanto de pesquisadores vinculados ao IFAM, quanto de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

Sua tiragem média é de 500 exemplares, e é distribuída para todas as Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional & Tecnológica. A divulgação deste canal científico também é feito em eventos de cunho científico com a participação de professos e alunos do IFAM.

• Convênios com Instituições de Pesquisa e o Setor Produtivo

Realização de estágios e participação em eventos científicos em Instituições de Pesquisas oferecem oportunidades de vivência e participação em atividades de pesquisa científica (estágios de iniciação científica e visitas técnicas monitoradas), amparadas pelos convênios que o IFAM mantém com essas instituições.