Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > ENSINO > Graduação > Tecnologia em Eletrônica Industrial

TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL

tei-alunos.jpg

Perfil do Tecnólogo em Eletrônica Industrial

O objetivo do curso é formar tecnólogos capacitados para exercer diversas atividades no campo da eletroeletrônica, contribuindo para o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus, além do desenvolvimento regional e nacional. Os profissionais serão treinados para analisar, interpretar, fabricar, identificar e solucionar problemas em circuitos eletrônicos, bem como para manter, supervisionar e elaborar circuitos de potência. Além disso, serão capacitados para planejar, desenvolver e supervisionar sistemas eletrônicos, promovendo uma visão empreendedora no setor de Eletrônica Digital e Analógica.

O programa também visa habilitar os alunos a elaborar pareceres técnicos, emitir laudos e realizar perícias no setor eletrônico industrial, além de desenvolver competências na elaboração e execução de projetos em processos e ensaios de materiais e componentes eletrônicos, observando padrões internacionais da indústria e do mercado.

Outro objetivo é oferecer situações de aprendizagem para fornecer suporte técnico em processos e componentes eletrônicos de diferentes portes, bem como analisar materiais relacionados à produção de componentes eletrônicos. Os alunos serão qualificados para levantar necessidades, dimensionar, especificar e avaliar equipamentos e acessórios na área de produção de componentes eletrônicos, além de implantar, operar e realizar a manutenção de processos produtivos nesse campo.

Por fim, o curso busca estimular a prática de pesquisa e desenvolvimento de materiais e processos de componentes ou dispositivos eletrônicos, preparando os alunos para atender às demandas do mercado e contribuir para o avanço tecnológico do setor.

FICHA DO CURSO

Nome do Curso: Tecnologia em Eletrônica Industrial

Modalidade: Presencial

Área de conhecimento a que pertenceEngenharias Área de Avaliação: Engenharia IV - Engenharia Elétrica

Eixo Tecnológico:  Controle e Processos Industrial

Forma de Ingresso:  Processo seletivo público/vestibular classificatório, transferência, reingresso, reopção entre cursos ou áreas afins, ingresso para portadores de diploma.

Distribuição de Vagas: 40 vagas oferecidas anualmente

Turno de Funcionamento: Noturno

Unidade de Funcionamento: Distrito Industrial

Regime de Matrícula: A matrícula é realizada semestralmente, por disciplinas

Prazo para integralização do Curso: O prazo mínimo para integralização do curso é de 6 semestres (3 anos) e o prazo máximo de 11 semestres (5 anos e meio)

Carga Horária: 2.480 horas

Ato de criação e autorização do curso:  O prazo mínimo para integralização do curso é de 6 semestres (3 anos) e o prazo máximo é o dobro do total de semestres do curso menos 1 semestre, ou seja, 11 semestres (5 anos e meio), de acordo com o Art. 120 da Res. No 94-CONSUP/IFAM, de 23 de dezembro de 2015.

Ato de reconhecimento do curso: Portaria Ministerial no 169, de 11 de abril de 2008

Carga horária total de disciplinas obrigatórias: 2.120h

Carga horária total de disciplinas optativas: 40h

Carga horária total de atividades curricularizadas de extensão: 248h

Carga horária total de Trabalho de Conclusão de Curso: 80h

Carga horária total do curso: 2.488h



ACESSE OUTRAS REDES DO IFAM/CMDI

HORÁRIOS DAS TURMAS

Veja aqui

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC/ TEI

VEJA AQUI

DISCIPLINAS

VEJA AQUI

CORPO DOCENTE

VEJA AQUI

COORDENAÇÃO

VEJA AQUI

ATOS REGULATÓRIOS

VEJA AQUI

BREVE HISTÓRICO

VEJA AQUI

DOCUMENTOS DIVERSOS

Veja aqui

BIBLIOTECA

Veja aqui