ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
PERFIL PROFISSIONAL:
O Engenheiro de Computação é um profissional de formação interdisciplinar e sólida base técnico-científica, preparado para atuar no projeto, desenvolvimento, integração e manutenção de sistemas computacionais, combinando conhecimentos das áreas de engenharia, ciência da computação, eletrônica, automação e redes de comunicação.
Está habilitado a projetar, especificar, implementar, testar e gerenciar sistemas que envolvem hardware e software, com ênfase em aplicações embarcadas, automação industrial, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, sistemas ciberfísicos e redes de computadores. Atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, considerando aspectos de desempenho, segurança, sustentabilidade, acessibilidade, ética e impacto social.
Além de sua atuação técnica, o Engenheiro de Computação é capacitado para coordenar e supervisionar equipes, elaborar pareceres técnicos, conduzir estudos de viabilidade, gerenciar projetos tecnológicos e empreender na criação de novos produtos e negócios voltados à transformação digital da indústria e da sociedade.
É um profissional versátil, adaptável às constantes transformações tecnológicas, e comprometido com a aprendizagem contínua. Sua formação permite atuar em setores diversos, como automação e controle de processos, sistemas embarcados, redes de comunicação, desenvolvimento de software e hardware, segurança da informação, computação em nuvem, sistemas inteligentes e robótica.
Em todas as suas atividades, o Engenheiro de Computação considera os aspectos legais, éticos, ambientais, econômicos e sociais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da inovação tecnológica no contexto regional, nacional e global.
FICHA DO CURSO
Nome do Curso: Engenharia de Computação
Modalidade: Presencial
Área de conhecimento a que pertence: Ciências Exatas e da Natureza
Forma de Ingresso: Processo seletivo público/classificatório via SISU (ENEM),
transferência interna e externa, reingresso, reopção entre cursos ou áreas afins e
ingresso para portadores de diploma de curso superior.
Distribuição de Vagas: 40 vagas oferecidas anualmente
Turno de Funcionamento: Vespertino/Noturno
Unidade de Funcionamento: Campus Manaus Distrito Industrial – IFAM/CMDI
Regime de Matrícula: A matrícula é realizada semestralmente, por disciplinas
Prazo para integralização do Curso: O prazo mínimo para integralização do curso
é de 10 semestres (5 anos) e o prazo máximo é de 19 semestres (9 anos e meio)
Carga Horária: 3.900 horas
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC/ECP 2025
VEJA AQUIDISCIPLINAS
VEJA AQUICORPO DOCENTE
VEJA AQUICOORDENAÇÃO
VEJA AQUIATOS REGULATÓRIOS
- Resolução de Criação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação
- Designação do Colegiado
- Designação do Núcleo Docente Estruturante