Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > INSTITUIÇÃO > DIPEX - Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Técnologica) > Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias

Notícias

Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias

por publicado: 28/06/2016 18h53 última modificação: 14/02/2017 11h25

Coordenação de Projetos e Relações  Comunitárias – CPRC 

A Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias, gerida por um(a) coordenador(a), nomeado(a) pelo(a) Diretor(a)-Geral, possui como atribuições:

  1. Coordenar, fomentar e apoiar a elaboração e submissão de projetos entre o IFAM, assessorando os Coordenadores de Curso na promoção de ações de extensão universitária e comunitária.
  2. Prospectar e coordenar projetos de interesse institucional;
  3. Desenvolver mecanismos de controle para a gestão dos projetos cooperados;
  4. Apoiar projetos sociais objetivando a inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida da comunidade.
  5. Divulgar editais e processos na área;
  6. Realizar outras atividades correlatas e afins.

PROGRAMAS E PROJETOS

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PROGRAMA E PROJETO DE EXTENSÃO?

Um programa de extensão é uma ação institucional desenvolvida com características semelhantes, em mais de um campus. Tem duração de médio e longo prazo e a execução é feita de forma contínua.

Projetos são ações isoladas de curto a médio prazo, geralmente desenvolvidas em apenas um campus. Os projetos são executados com duração pré-determinada.

O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?
De acordo com o Plano Nacional de Extensão, publicado em novembro de 1999, a Extensão Universitária é conceituada como um “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”.

QUAIS SÃO AS AÇÕES DE EXTENSÃO?
As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços.

O QUE É UM PROGRAMA DE EXTENSÃO?
Programa de Extensão é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino, sendo executado a médio e longo prazo.

O QUE É UM PROJETO DE EXTENSÃO?
Projeto de Extensão é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Um Projeto de Extensão acontecer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão (forma preferencial).

O QUE É UM CURSO DE EXTENSÃO?
O Curso de Extensão consiste em uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos, orientação presencial, avaliação, etc) não devem ultrapassar 20% da carga horária total.

O QUE É UM EVENTO DE EXTENSÃO?
O Evento de Extensão consiste em uma ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

O QUE É UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS?
A Prestação de Serviço enquanto ação de extensão é a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço é oferecida como curso ou projeto de extensão deve ser registrada como tal (curso ou projeto).

O QUE SÃO PUBLICAÇÕES E PRODUTOS DE EXTENSÃO? SÃO TAMBÉM CARACTERIZADAS COMO AÇÃO DE EXTENSÃO?
Caracterizam-se como a produção de publicações e produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica. Embora não sejam consideradas como ações de extensão – na realidade, o processo de sua produção é parte da implementação da ação de extensão, gerando-as como resultado – as publicações e outros produtos acadêmicos de extensão devem ser registradas e relatadas.

O QUE PRECISO FAZER PARA CADASTRAR UMA AÇÃO DE EXTENSÃO?
Para cadastrar uma ação de extensão é necessário  ser  servidor  efetivo ou aluno  vinculado ao Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM.

QUAL SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAR UMA AÇÃO DE EXTENSÃO?
O “Projeto de Extensão” devidamente preenchido e assinado por um único coordenador. A carga horária prevista para Programas e Projetos deve respeitar o limite máximo e mínimo de horas trabalhadas, sendo assim, os Programas:
a)As propostas de Cursos, Eventos e Prestações de Serviços devem vir com o cronograma da ação e documentos de divulgação, além do respectivo projeto detalhado.
b)Os Projetos e Programas que solicitarem bolsas de extensão devem juntar às suas propostas um Plano de Atividade dos Bolsistas (forma livre), onde constem as atividades que serão exercidas pelos bolsistas e cronogramas.

PRECISO ENTREGRAR ALGUM DOCUMENTO MENSAL RELATIVO À AÇÃO DESENVOLVIDA?
Sim,  os Relatórios de Atividades e a Frequência dos participante ou bolsistas tais documentos devem  ser  entregues  impressos  ou   em  arquivo  PDF  por  e-mail,  mensalmente  conforme informado no período de realização  da ação  previsto  no  Projeto.

PRECISO  ENTREGAR  ALGUM  DOCUMENTO  QUANDO  DO   TÉRMINO   DA  AÇÃO? QUAIS?
Quando do  término da  Ação  (Programa, Projeto, Evento, Curso ou Prestação de Serviços)  ou do ano será necessária a apresentação dos seguintes documentos:
1) Em caso de ação com bolsistas, deve ser entregue pelo coordenador da ação, um Relatório de Atividades do bolsista, a ser elaborado pelo próprio bolsista.
2) Relatório de Ação;
3) Relação de Frequência dos participantes

COMO É O PROCEDIMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO?
O procedimento segue as normas estabelecidas em edital publicado anualmente.

COMO É O PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS?
Os coordenadores das Atividades Extensionistas (cursos, palestras, projetos, etc.)
solicitarão a confecção das certificações mediante apresentação de comprovação da participação nas atividades, via lista de presença, relatório de atividades, frequência individual, etc. enviada ao  Departamento de Extensão, que providenciará os mesmos.