Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Acolhimento aos alunos dá início ao ano letivo de 2023

Acolhimento aos alunos dá início ao ano letivo de 2023

por publicado: 16/02/2023 11h25 última modificação: 16/02/2023 11h32

Acolhimento discentes Veteranos, Subsequente e EJA e Integração dos discentes Calouros IFAM CHUM 2023

O IFAM Campus Humaitá realizou entre os dias 06 a 10 de fevereiro de 2023, nas dependências do campus, a recepção dos discentes ingressantes dos cursos da forma integrada em Administração, Informática e Agropecuária. Assim como, o acolhimento dos veteranos das turmas do turno noturno, subsequente em: Administração, Manutenção e Suporte em Informática, Florestas, Recursos Pesqueiros, Informática para Internet e Administração na Forma Integrada EJA.

Para os calouros, a programação estruturou-se a partir de vários momentos: i) Dinâmica de Grupo de Apresentação Interpessoal, que possibilitou o contato inicial entre os discentes de cada turma; ii) Tour de Apresentação dos Setores, onde professores e técnicos colocaram os calouros em contato com os diferentes laboratórios e serviços existentes no campus; iii) Composição da Mesa com as Diretorias e Apresentação Institucional, que possibilitou aos calouros uma visão panorâmica do organograma institucional; iv)Apresentação da Matriz Curricular com coordenadores de curso e respectivos docentes, onde os calouros puderam conhecer os diversos componentes curriculares e a distribuição destes ao longo dos cursos; e v) Entrega dos Kit´s Escolares e das camisas de farda aos calouros.

No dia 06/02, segunda-feira, com os discentes Veteranos dos cursos Subsequente e EJA, foram aplicadas a Roda de Conversa intitulada “A Pirâmide de Maslow e a Motivação de Discentes do Ensino Tecnológico de nível Médio Subsequente” e a Dinâmica de Grupo “Corrida dos Privilégios”, desenvolvida pela docente Elaíse Castro e a psicóloga Franciane Souza.

No dia 08/02 quarta-feira, a temática foi a reafirmação da apresentação da RESOLUÇÃO Nº 94 - CONSUP/IFAM, de 23 de dezembro de 2015, que trata do Regulamento da Organização Didático-Acadêmica e a Resolução Nº 57 -CONSUP/ IFAM, de 26 de dezembro de 2013, que trata das normas disciplinares do corpo discente. Foram reforçadas ainda, as informações dos setores de: Protocolo, PCCT e Estágio, utilização do SIGAA e Setor de Biblioteca.

Além da contribuição de diversos servidores, Técnicos e Docentes, a programação do Acolhimento 2023 contou com a colaboração de discentes que integram o “Clube de Artes”, que é coordenado pela docente Nelisa Souza, e do “Coletivo Jovem de Comunicação de Humaitá”, colegiado conduzido pelos próprios discentes com a orientação e supervisão do docente João Maciel.

Finalizada a Programação do Acolhimento, calouros e veteranos iniciam um novo ciclo de convivência, num espaço de interação que esperamos tornar-se cada vez mais respeitoso e produtivo, colaborando com o atendimento das expectativas individuais de cada sujeito que forma a comunidade IFAM, Campus Humaitá. Ao longo deste mês estaremos desenvolvendo a atividade com os discentes das turmas de 2º e 3º ano dos cursos da modalidade integrada.

Na oportunidade agradecemos a todos os servidores designados pela Portaria Nº 05/2023/GDG/CHUM, de 16 de janeiro de 2023. E ainda aos demais colegas que voluntariamente se empenharam para a concretização das atividades ocorridas.

Fonte: Depto. Psicologia/CAE.