Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > INSTITUIÇÃO > Noticias > Projeto Integral:“Inclusão da Educação Sexual naEscola”

Projeto Integral:“Inclusão da Educação Sexual naEscola”

Projeto Integral: “Inclusão da Educação Sexual na Escola: Um Desafio que Conduz à Prevenção”

por publicado: 13/04/2024 10h59 última modificação: 13/04/2024 10h59

Durante o segundo semestre do ano de 2023, o IFAM Campus Humaitá por meio do Núcleo de Saúde em parceria com a Assistente Social, promoveu um projeto de educação sexual intitulado “Inclusão da Educação Sexual na Escola: Um Desafio que Conduz à Prevenção” a qual, teve como objetivo, informar os nossos adolescentes sobre temas como anatomia, contracepção, IST’s, direitos sexuais com o intuito de, subsidiar decisões mais assertivas e conscientes, preparando-os para enfrentar os desafios de uma vida adulta.

Ao longo de sua duração, o projeto desenvolveu algumas atividades como:

1- Criação de uma conta exclusiva em uma rede social para o projeto, onde nele, foram postadas semanalmente assuntos relacionados ao tema.

2- Exposição do painel sobre “Métodos Anticoncepcionais Disponíveis na Rede Pública de Saúde” para os discentes do IFAM e também para o público externo que visitou a “20° Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Mostra de Extensão: Desafios e perspectivas para a Curricularização da Extensão no Amazonas”.

3- Realizadas também gincanas nas 9 turmas dos cursos integrados. Com média de duração de 1 hora em cada turma. As ações se estendem entre os dias 14, 16,17, 22, 23, 28 e 30 de novembro de 2023.

As atividades foram desenvolvidas pelas profissionais: Assistente Social Márcia Trigueiro, Técnica em Enfermagem/Enfermeira Júlia Leal, Psicóloga Franciane Souza, discentes bolsistas e voluntários do projeto.

Com tudo, concluiu-se que os objetivos foram alcançados uma vez que, foi possível identificar o que cada participante possuía de conhecimento sobre o tema, esclarecendo questões e observando dessa forma, o surgimento de novas habilidades como disseminador de informações, combatendo estigmas e tabus associados a esse tema tão sensível, de uma forma mais didática, atualizada e inclusiva.