Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > Noticias > noticias antigas > Entrega de juvenis de Tambaqui Colossoma macropomum a piscicultores de Manacapuru

publicado: 04/05/2018 09h09 última modificação: 04/05/2018 09h33

No dia 19.04.2018 professores e 70 alunos do 1º e 2º ano do curso de Recursos Pesqueiros do IFAM - Campus Avançado Manacapuru participaram conjuntamente com a Prefeitura de Manacapuru, o IDAM – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas, a SEPROR – Secretaria de Estado de Produção Rural e os produtores rurais do município de Manacapuru da entrega de juvenis de Tambaqui Colossoma macropomum a piscicultores do município.  No evento foram entregues 100 mil unidades de juvenis de Tambaqui para 48 piscicultores.

Tambaqui: espécie nativa com grande apelo comercial. Capaz de impulsionar a atividade de piscicultura.

Pode ser produzido em dois ciclos. No primeiro ciclo é obtido o tambaqui curumim, com aproximadamente 500g em 4 meses de produção. No Segundo ciclo é obtido o tambaqui roelo, com aproximadamente 2 Kg.

Juvenis de tambaqui: são os iniciadores para a produção de peixes. Os juvenis obtidos com esta parceria não tem custo para os produtores. Caso eles fossem comprados de unidades de produção comercial, os piscicultores pagariam cerca de R$ 100 a R$ 150 pelo milheiro dos animais. Cada produtor recebeu cerca de 3 milheiros.

Oportunidades com a visita:

- Garantir aos alunos de recursos pesqueiros a oportunidade de por em prática os conhecimentos obtidos em sala;

- Aproximar a comunidade das habilidades dos alunos do IFAM em atendê-los em suas necessidades enquanto técnicos em recursos pesqueiros;

- Fortalecer as parcerias com os órgãos locais que atuam na área de piscicultura;

- Gerar oportunidades para os futuros profissionais que sairão formados pela Instituição.

Profissionais representantes:

Beto Dangelo – Prefeito de Manacapuru