Curso Livre de Extensão em GeoGebra
Coordenadores:
Nilton Miguel da Silva - nilton.silva@ifam.edu.br
Adriano Pereira da Silva - adriano.martins@ifam.edu.br
APRESENTAÇÃO
O programa GeoGebra possibilita que as construções matemáticas sejam feitas de maneira dinâmica e interativa, permitindo que as técnicas de construções geométricas sejam exploradas com mais riqueza de detalhes que as construções tradicionais no ensino da matemática pelos professores.
Isso possibilita despertar no aluno o interesse pela geometria e álgebra que tem sido um dos objetivos da maioria dos professores de matemática.
A necessidade de melhorar a aprendizagem e de romper com métodos de ensino arcaicos e de pouca inclusão, nos leva a busca de uma ferramenta moderna, socializadora e que atraia a atenção dos estudantes.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
- Capacitar professores e futuros professores nos aspectos técnicos do software GeoGebra, e de fomentar reflexões sobre seu uso em situações de ensino e aprendizagem de matemática.
Objetivos específicos:
- Conhecer e manusear as ferramentas do software GeoGebra;
- Trabalhar com atividades voltadas ao ensino da matemática;
- Adaptar e desenvolver planos de aula que envolvam mídias computacionais.
PÚBLICO ALVO
Professores de matemática e interessados no ensino de matemática. Foram oferecidas cinco vagas para público interno e vinte vagas para público externo.
MATERIAL E MÉTODO
Foi ofertado um curso, na modalidade semipresencial, com carga horária de quarenta horas. Ministrado por Nilton Miguel da Silva professor dessa instituição no Laboratório 3, da sede do Campus Avançado. Na modalidade a distância utilizou-se a plataforma Moodle.
Foi abordado desde a instalação do software ao uso de comandos de iterações numéricas, distribuídos em cinco módulos semanais, sendo destinadas três aulas presenciais e cinco à distância por semana.
As aulas foram expositivas, práticas e dialogadas, com atividades individuais e em grupos e interpretação de textos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Percebeu-se que os alunos do curso exploraram as figuras poligonais através da visualização, construção e classificação do reconhecimento do atributo. Eles inseriram equações e coordenadas diretamente nos gráficos. Outro aspecto importante foi lidar com variáveis de números, vetores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, diversos comandos para a resolução de contas. Percebeu-se também a necessidade de se realizar um novo curso, com o tema GeoGebra Avançado para continuar os estudos da ferramenta e aprofundar suas aplicações no momento em que os participantes levarem para suas salas de aulas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ensino tradicional caracterizado pela pouca atenção à geometria e à formação do pensamento geométrico tem causado em atividades mecânicas. No ensino prático na qual o professor-participante percebeu ao fazer esse curso poderá promover aulas mais dinâmicas e altamente produtivas para inculcar os conceitos.
Banco de imagens
Figura Trabalhando conteúdos
Fonte: Software GeoGebra