Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > EXTENSÃO > Programas, Projetos e Ações > 2015 > Arquivos > Pasta_logica > Curso Livre de Extensão em Lógica em matemática

Curso Livre de Extensão em Lógica em matemática

por Marilda Aguiar do Carmo publicado 04/09/2017 09h40, última modificação 04/09/2017 09h42

Coordenadores:

Nilton Miguel da Silva - 

Adriano Pereira da Silva - 

 

APRESENTAÇÃO

A matemática estudada deve, de alguma forma, ser útil auxiliando-os a compreender, explicar ou organizar sua realidade. Incluir atividades que desenvolvam o raciocínio lógico é uma ferramenta importante para a construção do saber científico.

Nesse contexto, acreditamos que a Lógica seja fundamental em todas as áreas da evolução do indivíduo. Neste sentido, este estudo visa corroborar o entendimento de que atividades que desenvolvam o raciocínio lógico auxiliam na formação, de maneira a despertar o senso crítico e a criatividade, componentes que levam o aluno a maior compreensão dos conteúdos estudados.

Este projeto teve como parceiro a Coordenação de Assistência ao Aluno do IFAM Campus Avançado Manacapuru, que fomentou bolsas a alunos do Instituto por meio dos Programas Integrais Estudantis

OBJETIVOS

Objetivo geral:

  • Proporcionar aos alunos melhoria na aprendizagem da matemática, através de atividades que estimulem e desenvolvam o raciocínio lógico.

Objetivos específicos:

  • Identificar as vantagens da inclusão de atividades que desenvolvam o raciocínio lógico enquanto instrumento facilitador do ensino da matemática.
  • Auxiliar na formação de cidadãos críticos e conscientes.

PÚBLICO ALVO

Comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, Campus Avançado Manacapuru.

MATERIAL E MÉTODO

O curso foi presencial, com carga horaria de 60 horas, ministrado por Nilton Miguel da Silva professor dessa instituição, e terá como espaço físico o laboratório de informática e salas de aula nas dependências do IFAM em Manacapuru situado à rua Rio de Janeiro nª 57 Bairro Cohabam Centro.

As aulas se apoiaram em aspectos preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998), quando incentiva atividades que permitem questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica.

Os alunos são instigados solucionar problemas de jogos de raciocínio lógico matemático. Após os desafios são apresentadas as possíveis soluções. Os participantes receberam certificados.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Destaco que os alunos aprenderam que errar faz parte do processo da aprendizagem. E ter sucesso nas realizações das atividades exigiria paciência, organização, raciocínio lógico e disciplina.

 logica01.jpg

Figura 1: Jogo “O Lobo e a Ovelha”

Fonte: https://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a-ovelha/

 logica02.jpg

Figura 2: Jogo “O Resgate o Urso”

Fontes: https://rachacuca.com.br/jogos/resgate-o-urso/

 

logica03.jpg

Figura 3: Jogo “Calculadora Quebrada”

Fonte: https://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/


 logica04.jpg

Figura 4: Jogo “Rãs Saltando

Fonte: http://www.jogalo.com/raciocinio-e-habilidade/jogo-atravesse-os-sapos.html

 

 No jogo da Figura 1 o aluno é desafiado a atravessar os animais sem deixar os dois sozinhos. No jogo da Figura 2 os participantes são desafiados a desconstruir o cenário de forma que os ursos caiam na cesta. São diversos níveis do jogo. No jogo da Figura 3 os participantes devem correr contra o tempo para realizar os cálculos pedidos com o uso da calculadora que faltam números. Na figura 4 o objetivo é passar todas as rãs para o outro lado da tela

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através da apresentação de uma situação desafiadora, os alunos foram encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.