Curso Livre de Extensão em Lógica em matemática
Coordenadores:
Nilton Miguel da Silva - nilton.silva@ifam.edu.br
Adriano Pereira da Silva - adriano.martins@ifam.edu.br
APRESENTAÇÃO
A matemática estudada deve, de alguma forma, ser útil auxiliando-os a compreender, explicar ou organizar sua realidade. Incluir atividades que desenvolvam o raciocínio lógico é uma ferramenta importante para a construção do saber científico.
Nesse contexto, acreditamos que a Lógica seja fundamental em todas as áreas da evolução do indivíduo. Neste sentido, este estudo visa corroborar o entendimento de que atividades que desenvolvam o raciocínio lógico auxiliam na formação, de maneira a despertar o senso crítico e a criatividade, componentes que levam o aluno a maior compreensão dos conteúdos estudados.
Este projeto teve como parceiro a Coordenação de Assistência ao Aluno do IFAM Campus Avançado Manacapuru, que fomentou bolsas a alunos do Instituto por meio dos Programas Integrais Estudantis
OBJETIVOS
Objetivo geral:
- Proporcionar aos alunos melhoria na aprendizagem da matemática, através de atividades que estimulem e desenvolvam o raciocínio lógico.
Objetivos específicos:
- Identificar as vantagens da inclusão de atividades que desenvolvam o raciocínio lógico enquanto instrumento facilitador do ensino da matemática.
- Auxiliar na formação de cidadãos críticos e conscientes.
PÚBLICO ALVO
Comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, Campus Avançado Manacapuru.
MATERIAL E MÉTODO
O curso foi presencial, com carga horaria de 60 horas, ministrado por Nilton Miguel da Silva professor dessa instituição, e terá como espaço físico o laboratório de informática e salas de aula nas dependências do IFAM em Manacapuru situado à rua Rio de Janeiro nª 57 Bairro Cohabam Centro.
As aulas se apoiaram em aspectos preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998), quando incentiva atividades que permitem questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica.
Os alunos são instigados solucionar problemas de jogos de raciocínio lógico matemático. Após os desafios são apresentadas as possíveis soluções. Os participantes receberam certificados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Destaco que os alunos aprenderam que errar faz parte do processo da aprendizagem. E ter sucesso nas realizações das atividades exigiria paciência, organização, raciocínio lógico e disciplina.
Figura 1: Jogo “O Lobo e a Ovelha”
Fonte: https://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a-ovelha/
Figura 2: Jogo “O Resgate o Urso”
Fontes: https://rachacuca.com.br/jogos/resgate-o-urso/
Figura 3: Jogo “Calculadora Quebrada”
Fonte: https://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/
Figura 4: Jogo “Rãs Saltando”
Fonte: http://www.jogalo.com/raciocinio-e-habilidade/jogo-atravesse-os-sapos.html
No jogo da Figura 1 o aluno é desafiado a atravessar os animais sem deixar os dois sozinhos. No jogo da Figura 2 os participantes são desafiados a desconstruir o cenário de forma que os ursos caiam na cesta. São diversos níveis do jogo. No jogo da Figura 3 os participantes devem correr contra o tempo para realizar os cálculos pedidos com o uso da calculadora que faltam números. Na figura 4 o objetivo é passar todas as rãs para o outro lado da tela
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através da apresentação de uma situação desafiadora, os alunos foram encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.