Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > IFAM incentiva e apoia o desenvolvimento da meliponicultura em Maués

IFAM incentiva e apoia o desenvolvimento da meliponicultura em Maués

por José Aragão Cardoso Neto publicado: 06/07/2023 17h06 última modificação: 06/07/2023 17h06

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Maués realizou, junto com  instituições parceiras, no dia 29 de junho de 2023, na sede da EMBRAPA em Maués, a divulgação dos resultados iniciais da pesquisa com mel de abelha jandaíra (M. seminigra) colhido na época da florada do Guaraná.

Foto 4.jpg

A pesquisa é patrocinada pela FAPEAM e realizada pela EMBRAPA, INPA, UFAM, IFAM, além da colaboração de meliponicultores e guaranacultores de Maués, tem como objetivo verificar e analisar na composição do mel de abelha sem ferrão a presença do bioativo da flor do Guaraná.

Foto 3.jpg

Além da apresentação de resultados pela professora Ana Ligia (UFAM), o professor Danilo Machado (IFAM Maués) apresentou a metodologia usada para logística das colônias até os guaranazais, para a coleta e envio das amostras de mel.

No dia 30, foi realizada uma oficina de extração de Própolis no laboratório do Campus, ministrado pelo professor Hélio Vilas Boas (INPA) e professora Ana Ligia (UFAM). Com participação da Secretaria Municipal de Produção, IDAM, criadores de abelhas sem ferrão e alunos.

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

Esse foi o 3º curso de formação em meliponicultura realizado no âmbito do projeto de pesquisa "Caracterização e valoração do mel de abelhas nativas produzido em cultivos de guaraná e camu-camu para fomentar a bioeconomia amazônica".