Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MAUES > INSTITUIÇÃO > A instituição

Campus Maués

HISTÓRICO DO IFAM CAMPUS MAUÉS

 

No ano de 2007, deu-se início a segunda fase de expansão da Rede Federal de Educação, com previsão de 150 novas unidades de ensino, totalizando a criação de 180 mil vagas ofertadas na educação profissional e tecnológica no País.

No dia 24 de abril de 2007, foi realizada a Chamada Pública/MEC/SETEC  Nº 01/2007, para qual a prefeitura do município de Maués apresentou sua Proposta, protocolada na Secretária de Educação Profissional e Tecnológica no dia 4 de Julho de 2007. O projeto apresentou proposta de ações de apoio à implantação de uma unidade de ensino no âmbito do Pano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – FASE II. A Carta de encaminhamento foi assinada pelo Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de Maués, Sr. Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva, e pelo Sr. Manoel Rodrigues Filho, professor aposentado do antigo CEFET-AM, como responsável técnico pela elaboração da proposta, representando a Prefeitura Municipal de Maués, a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Ramos e a Ambev.

No dia 22 de maio de 2007, às 9:30 h foi realizada uma Audiência Pública no município de Maués, no auditório Dom Gino Malvestio, sob a coordenação do professor Antônio Venâncio Castelo Branco – Diretor de Ensino Médio e Técnico do CEFET – AM, representando o professor João Martins Dias – Diretor Geral do CEFET – AM, a pedagoga Maria Raimunda de Lima Valle – Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Avançado do CEFET-AM, o prefeito municipal Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva e demais autoridades locais, representantes dos diversos seguimentos constituintes do município.

No dia 07 de novembro de 2008 foi homologado pelo Diretor Geral do CEFET-AM, professor João Martins Dias, o Processo Licitatório para a Contratação de Empresa de Engenharia Civil para Construção da unidade de Ensino Descentralizada do Município de Maués-AM, como valor global de R$ 3.599.925,71 ( Três milhões, quinhentos e noventa e nove mil, novecentos e vinte e cinco reais e setenta e um centavos), tendo como vencedora a empresa M.M Engenharia Ltda.   

No dia 29 de dezembro de 2008, através da Lei Nº 11.892, foram criados os INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA em todo País, data em que se uniram as Escolas Técnicas e Agrotécnicas para a formação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Amazonas, formada pelos campi já existentes Manaus Centro, Manaus Zona Leste, Manaus Distrito Industrial, Coari, São Gabriel da Cachoeira, e a implantação dos campi Lábrea, Maués, Presidente Figueiredo, Parintins e Tabatinga.

No dia 9 de janeiro de 2009, através da Ordem de Serviço Nº 002- GDF/09, foi autorizado o início da Execução de Construção da Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas no Município de Maués- AM, hoje Instituto Federal do Amazonas-Campus de Maués.

No dia 1° de abril de 2009, através da portaria Nº 147/ GR/IFAM/09, foi nomeada a professora  Leonor Ferreira Neto Toro, lotada no IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira-Am, para atuar como Diretora de expansão do campus Maués, com a responsabilidade de elaborar os projetos para a implantação do campus no município de Maués.

No dia 14 de dezembro de 2009, iniciaram-se as inscrições para o primeiro Processo Seletivo  de Alunos, edital Nº 11/2009 para a seleção de 120 alunos para os Cursos Técnicos em  Agropecuária, Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio e edital Nº 12/2009 para a seleção de 160 alunos para os Cursos Técnicos em Informática, Administração, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros, na modalidade Pós-Médio. A seleção foi realizada através de análise de Histórico Escolar, valorizando o rendimento anual do aluno do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio respectivamente.

No dia 14 de janeiro de 2010, através do Edital Nº 001, publicado no DOU de 15/01/2010, seção 3, págs.47 e 50, foi anunciado o 1º Concurso Público de Docentes, com o oferecimento de 29 vagas para professores nas diversas áreas de Ensino, para formação do quadro efetivo do IFAM Campus Maués.

No dia 21 de janeiro de 2010 foi realizada a seleção, através de análise de currículos e entrevistas, pela Empresa terceirizada, para a contratação de 15 servidores, onde participaram 160 candidatos de níveis fundamental e médio, para os cargos de agente de portaria, motorista e serviços gerais.

No dia 19 de fevereiro de 2009, através do edital Nº 004, publicado no DOU de 22/01/2010, seção 3, págs.37 a 39, foi anunciado o 1º Concurso Público Técnico-Administrativo, com oferecimento de 14 vagas nas diversas áreas administrativas, para a formação do quadro efetivo do IFAM Campus Maués.

No dia 24 de fevereiro de 2010, através da portaria Nº 77/GR/IFAM/10, foi nomeada a professora Leonor Ferreira Neto Toro, para atuar como Diretora Geral do Campus Maués.

No dia 1º de março de 2010, através da Portaria Nº 106/GR/IFAM/10 foi nomeado o professor Eulálio Macedo, para atuar como Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Maués.

Para o cumprimento do calendário de 200 dias letivos, no dia 10 de março de 2010, o IFAM contratou 8 professores das disciplinas  Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História,Geografia e Inglês.

        

No dia 05 de abril de 2010, foi realizada a cerimônia de Aula Inaugural do IFAM Campus Maués, no Auditório do Museu do Homem de Maués, com a presença da Diretora Geral do Campus Maués, professora Leonor Ferreira Neto Toro, do Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Eulálio Macedo, dos cento e vinte alunos dos cursos Técnicos em Agropecuária, Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio, dos oito professores contratados, dos servidores terceirizados, do Prefeito Municipal de Maués, Sr, Odivaldo Miguel Paiva, e demais autoridades locais, marcando o início das atividades letivas de 2010.

As atividades letivas iniciaram em 3 salas de aula cedidas pela Universidade do Estado do Amazonas, enquanto a construção do prédio do IFAM estava sendo concluída, transferindo-se para o novo prédio somente no mês de agosto, com o ingresso de 160 alunos  nos cursos de Informática, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros e Administração.

Leonor Ferreira Neto Toro

                                                                                                                                                            Diretora geral