Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

publicado: 29/08/2023 17h04 última modificação: 29/08/2023 17h04

A semana de 21 a 28 de agosto, foi instituída pela Lei no 13.585 de 26 de dezembro de 2017. As comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre a necessidade específica de organização social e de políticas públicas, para promover a inclusão e combater o preconceito e a discriminação.

O evento, faz parte do calendário inclusivo do Campus. A equipe da CAPNE do IFAM Campus Maués, trabalhou a semana especificamente a partir de duas ações: a apresentação e disponibilização do Manual de AEE para os docentes do IFAM Campus Maués e apresentação no auditório, do filme Extraordinário, que teve como público alvo os alunos do campus.

O manual visa orientar os docentes do campus a conhecer um pouco mais da educação inclusiva, em especial do Atendimento Educacional Especializado. Neste, consta o modelo do Plano Educacional Individualizado – PEI, com o objetivo de aplicar um planejamento específico para cada aluno de acordo com a necessidade apresentada por cada discente.

O filme Extraordinário, conta sobre um menino que nasceu com uma deformidade na face em virtude de uma síndrome genética. Foi educado em casa nos primeiros anos de sua vida, até o momento que sua mãe resolve matriculá-lo em uma escola convencional. Começam momentos difíceis de adaptação social, mas o apoio da família é essencial para que o menino possa estudar numa escola com outros alunos. Um filme muito emocionante.

O campus Maués, tem desenvolvido ações de apoio estudantil, que visam a promoção do desempenho acadêmico, a partir do respeito às diferenças, a fim de diminuir barreiras cotidianas do ambiente escolar e social.