Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > “Guia do Calouro”: livreto para novos estudantes do IFAM

“Guia do Calouro”: livreto para novos estudantes do IFAM

A iniciativa parte dos alunos, representantes de sala e Grêmio Estudantil do Campus; e busca dar uma vista geral acerca do Instituto.
publicado: 06/02/2023 10h56 última modificação: 07/02/2023 11h13

Estudar em um Instituto Federal é sempre um marco na vida dos estudantes, especialmente para aqueles que ingressam pela primeira vez. Porém, é também nesse instante que surgem diversas dúvidas, afinal há o contato com um modelo de ensino diferente.
Com isso, infelizmente, a falta de materiais oficiais com linguagem acessível concatenada ao desconhecimento do papel dos Institutos por parte dos novos alunos pode resultar em trancamentos ou desistências; além de não explorar por completo o potencial e as inovações dos IF´s.
Nesse sentido, os discentes do IFAM Campus Parintins elaboraram um livreto nomeado “Guia do Calouro”, que visa apresentar um panorama amplo sobre diversos tópicos referentes ao Instituto no qual estudam. O projeto pretende alcançar novos matriculados, a fim de esclarecer dúvidas e apresentar as oportunidades que o IFAM oferece.
O guia conta com 6 variações, referentes aos cursos ofertados no Campus.
Dessa forma, foram elaborados livretos específicos para Agropecuária, Administração, Gestão Comercial, Informática, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros. Você pode encontrar cada guia ao final deste texto.
A ideia foi motivada pela vontade dos próprios discentes em ajudar futuros novos colegas, e conta com o incentivo da Coordenação Geral de Ensino do Campus.
A equipe editorial é composta por:

• Yohanna Carmo (Nick) e Thainá Santos (designers);
  • Ráyna Nunes, Yago Pereira e Gabriel Romanini (textos); e
  • Representantes de salas e Grêmio Estudantil – 2023 (levantamento de informações).

Segundo Ráyna Nunes, “o trabalho busca alcançar novos alunos de todos os Institutos Federais. Mesmo que os guias sejam destinados ao nosso Campus, existem informações gerais para discentes de qualquer outro IF”. Portanto, a distribuição do livreto é autorizada desde que os créditos sejam mantidos.
Os tópicos abordados vão desde a história e criação dos Institutos Federais até explicações sobre os trâmites que os alunos têm acesso; passando por informações próprias de cada curso, oportunidades de projetos, entre outros.

GUIA DO CALOURO AGROPECUÁRIA SUBSEQUENTE

GUIA DO CALOURO AGROPECUÁRIA