Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > CAMPUS PARINTINS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

CAMPUS PARINTINS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), polo Parintins, realiza na semana de 21 a 24 de novembro de 2017, a primeira Semana da Consciência Negra do Campus Parintins.
publicado: 17/11/2017 10h58 última modificação: 20/11/2017 10h26

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) é um Órgão de direção, planejamento, assessoramento e de monitoramento das ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas à temática das identidades e relações étnico-raciais das populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito de atuação do IFAM, de formar a contribuir para a promoção de equidade racial, bem como assessorar na inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, conforme Lei 10.639/03 e 11.645/08.

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Celebrado no dia 20 de Novembro, dia da morte de Zumbidos Palmares (1695), que foi um dos principais heróis negros no Brasil e líder do Quilombo de Palmares, um dos ícones da História de Resistência dos Negros no Brasil. Atualmente, nesta data temos a oportunidade de lembrar a importância e a influência da Cultura Negra para a Sociedade Brasileira e de refletir sobre os desafios da inserção plena do negro e da superação do Racismo e da Discriminação que, constitui ainda um desafio para todos os brasileiros.

A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nos dias 21 a 24 de Novembro, o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAM Campus Parintins promoverá a "I Semana da Consciência Negra: Identidades dos Negro na Amazônia" que tem como objetivo promover um encontro de reflexão para o conhecimento e a valorização da contribuição do Negro na construção histórica e cultural do país.

Na ocasião, serão desenvolvidas diversas atividades como: exposições, oficinas, palestras e mesa redonda com a participação de alunos, servidores  e comunidade externa a fim de promover a discussão acerca da importância e influência da cultura negra para o desenvolvimento do Brasil e da região amazônica" O referido encontro constitui-se como uma ação deste Núcleo que está voltado para o desenvolvimento de ações educativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ligadas às questões étnico-raciais.

21/11 – TERÇA-FEIRA

MANHÃ

08:00 Palestra: “Lutas e memórias negras nas histórias em quadrinhos – HQ’s do X-MEN.” (Msc. Denis Oliveira)

Turmas: 1º Adm, 2º Info, 2º Agro, 2º Adm (2º e 3º tempos)

TARDE

14:00 Oficina  de tranças Nagô – Ângela Mourão (Acadêmica de Artes Visuais/UFAM)

Local: Sala 04 (20 vagas)

15:45 Mostra: “Escritores Afro-brasileiros e suas contribuições intelectuais para a literatura brasileira”. (Prof. Msc. Julielza Natividade).

Local: Área de Convivência do Campus Parintins

22/11 – QUARTA-FEIRA

MANHÃ

07:30 às 10:30- Cine Clube (Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro) Turmas: 2 ADM/ 2 AGRO

TARDE

14:00 às 17:00 - Cine Clube (Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro) Turmas: 1 INFO/ 3 AGRO

23/11 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ

08:00 Palestra: “O Negro na Literatura: a (in) Visibilidade Cultural” – Prof.Esp. Manoel F. Falcão.

Local: Auditório do Campus Parintins

09:00h Oficina: “Caricaturas” (Acadêmicos de Artes Visuais-UFAM/Alziney e Kemerson).

Local: Sala 03

24/11 – SEXTA- FEIRA

Culminância do Evento

08:00 - Solenidade de abertura. Local: Auditório do Campus Parintins

08:30 - Mesa Redonda: “ Identidades do Negro na Amazônia”

Moisés Nascimento Teixeira – História(IFAM)

Antônio Tadeu Carvalho Mourão – História (SEDUC) e Pesquisador da comunidade Quilombola em Barreirinha/AM

ErickyNakanome – Coordenador do Curso de Artes/UFAM e Presidente do Conselho de Artes Boi-Bumbá Caprichoso.

Fred Góes – Presidente do Conselho de Artes Boi-Bumbá Garantido.

Mediador: Prof.Esp. Manoel Ferreira Falcão

Local: Auditório do Campus Parintins

10:00 - Apresentação de Dança (Grupo de Dança Banzeiro)

TARDE

13:30 - Palestra: “Musicalidade Negra no Brasil” Prof. Cícero Antônio (Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro./Apresentação musical.

Local: Auditório do Campus Parintins

14:30 – Oficina “Capoeira: dança, luta e identidade cultural” (Grupo de Capoeira do Mestre Pakita)

Local: Sala 12.

15:30 - Exposição Uhuru – Mostra de pinturas sobre a cultura negra.

(Prof. Msc. Thiago Fernandes e Prof. José Claudio)

Local: Hall de entrada do Campus Parintins

16:00 - Apresentações Musicais: Prof. Christian e alunos do IFAM.