Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > CAMPUS PARINTINS VENCE 1º IDEATHON

CAMPUS PARINTINS VENCE 1º IDEATHON

No período de 27 de setembro a 1º de outubro o Sebrae em parceria com o IFAM Campus Parintins e a RAMI (Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia) sob coordenação técnica da AMAZON PROJECT Consultoria realizaram o 1º Inova Parintins Ideathon.
publicado: 05/10/2021 21h28 última modificação: 05/10/2021 21h54

O evento tinha o objetivo de mobilizar estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior e Técnico a criar soluções criativas e inovadoras com foco na sustentabilidade da floresta amazônica.

De acordo com o professor Manoel Falcão o evento foi importante para suscitar nos estudantes de cursos técnicos e nos acadêmicos idéias criativa e empreendedoras sustentáveis levando os resultados de projetos de pesquisa para além dos muros das instituições de ensino.

Para diretora executiva da AMAZONPROJECT, Jane Moura, durante a semana os participantes formaram 7 grupos com idéias criativas a serem trabalhadas visando a sustentabilidade e solucionando problemas existentes na comunidade.

De acordo com Jane Moura todas as idéias podem ser trabalhadas e formar start  up’s a partir das oficinas desenvolvidas. A equipe coordenadora do evento realizou o julgamento das idéias conforme regulamento do 1º Inova Parintins Ideathon e na sexta-feira, dia 01 de outubro realizou a premiação das três equipes campeãs. O resultado foi o seguinte:

1º lugar – Equipe IFish Burger

2º lugar – Equipe In Tec

3º lugar – Equipe Power Girls

Ainda na sexta-feira, dia 01 de outubro, durante o seminário de Inovação e Negócios Sustentáveis os seguintes palestrantes:

Rafael Castro, Senac Nacional – Inovação aberta: um mundo de oportunidades para Gerar Valor.

Daniel Pinheiro, biólogo e empreendedor- Transformando o empreendedorismo acadêmico em Negócios;

José Guerreiro, empreendedor: Empreendendo o conhecimento tradicional das plantas da Amazônia.

Roda de conversas com os representantes da IES do município sobre as pesquisas acadêmicas inovadoras e as possibilidades de empreendimento:

Dra. Sandra Helena da Silva – Diretora do ICES-UFAM

Mestra Keyla Amoedo – Representante da UEA

Dra. Vera Lucia Marinho – representante do IFAM Campus Parintins

Miza Arruda – representante do SENAC Manaus

Jane Moura – diretora executiva da AMAZONPROJECT- mediadora da roda de conversa

A roda de conversa foi importante ao apresentar os presentes como as instituições de ensino superior estão trabalhando a pesquisa em buscar soluções para as diversas problemáticas locais e que a partir de agora poderão ser transformadas em negócios para a equipe participante dos projetos.

A representante do SENAC Manaus, Miza Arruda, agradeceu a iniciativa e infraestrutura oferecida pelo diretor geral do IFAM, professor Kleber Britto de Souza, em tornar realidade o 1º Inova Parintins Ideathon oportunizando a transformação resultados de pesquisa em negócios.

O diretor geral do IFAM, Kleber de Britto Souza, disse que a parir dessa capacitação o campus lançará o primeiro produto produzido nos laboratórios do instituto. "Queremos lançar, em breve, nosso produto Fish Burger, no mercado local e quiçá mundial. Agora vamos em busca de novos horizontes e vamos transformar alunos em empreendedores. Quero ver a educação profissional e técnica ser o diferencial na vida de nossos alunos"

Ele agradeceu ao Dr. Eyner Godinho e equipe por terem aceitado o desafio e mergulharem na capacitação em busca de conhecimento, bem como as demais equipes que participaram e apresentaram idéias inovadoras para solucionar problemas da comunidade e que podem gerar renda aos participantes dos projetos por meio do empreendedorismo,