Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > Criadores de peixes do Parintinzinho receberam 2 mil alevinos

Criadores de peixes do Parintinzinho receberam 2 mil alevinos

publicado: 16/07/2021 10h40 última modificação: 16/07/2021 10h54

A Coordenação de Extensão, do IFAM Campus Parintins e a Secretaria de Produção Rural (SEPROR) do Estado do Amazonas/IDAM entregaram, no sábado dia 10 de julho, aos criadores de peixes da Comunidade de Santa Maria do Parintinzinho 2 mil alevinos.

O coordenador de Extensão do IFAM Parintins, professor Kildery Serrão juntamente com a professora Vera Lucia Marinho (Setor de Comunicação), o aluno do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, Adriano Santos, e o representante da Colônia de Pescadores Z-17, Marcos da Luz, estiveram no sábado, dia 10 de julho, fazendo a entrega de 2 mil alevinos de Tambaqui aos criadores Antonio Pedro Almeida Pinto e Francisco Henrique Santos, conhecido como Tuíca.

O coordenador de extensão, Kildery serrão, informou que ao diretor geral do Campus Parintins, professor Kleber de Britto Souza, apoia as atividades de extensão por entender que a missão do instituto no município de Parintins e Região é contribuir para o desenvolvimento do setor primário levando às famílias oportunidades e alternativas viáveis para o uso sustentável do meio Ambiente.

O diretor Kleber Britto e o coordenador de logística do Campus Parintins, José Adenilto contribuíram diretamente para que os alevinos chegassem sem grandes perdas até a comunidade de Santa Maria do Parintinzinho.

Início da atividade de criação de peixes

O Senhor Pedro Henrique iniciou a criação de peixes há aproximadamente 3 anos somente com seu conhecimento artesanal. Ele disse que pescava algumas matrinxãs e ia levando para o viveiro de 4 metros feito em uma parte do igarapé e já conseguiu vender mais de 200 matrinxãs de aproximadamente 2 kg.

A partir de 2019 o criador vem recebendo a assistência do IFAM Camus Parintins/Coordenação de Extensão por meio do professor Dr. Renato Cardoso e seus alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros. Após a orientação adequada o viveiro foi triplicado e agora inicia a criação de Tambaqui com o recebimento desses alevinos.

O viveiro de Antonio Pedro vem dando resultado que mais 2 comunitário do Parintinzinho estão preparando seus viveiros para também receber alevinos a partir do mês de novembro de 2021.

PARCERIAS

Os alevinos recebidos compreendem a ação do programa Pró-Piscicultura, executado pela Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa) da Sepror.

Os pedidos para a aquisição dos alevinos chegam à Sepa por meio de organizações associativas do setor, das secretarias de Produção Rural dos municípios ou das unidades do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).