Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > Institutos Federais recebem homenagem na Câmara Federal

Institutos Federais recebem homenagem na Câmara Federal

Homenagem foi realizada em comemoração aos 10 anos da Rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
publicado: 04/05/2018 15h55 última modificação: 10/05/2018 12h25

No último dia 12 de abril, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem aos 10 anos de implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil. A cerimônia contou com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e foi coordenada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante, representada pela deputada Maria do Rosário (PT/RS) e pela senadora Fátima Bezerra (RN).

Ao todo são aproximadamente 38 instituições federais distribuídas pelo país, com 643 campi. São ofertados mais de 11 mil cursos, de nível técnico à pós-graduação, com 43 mil professores e 34 mil técnicos-administrativos.

O IFAM esteve representado no evento por uma comitiva formada pelo Magnífico Reitor Antônio Venâncio Castelo Branco e por Diretores Gerais de 12 campi, dentre os quais o Diretor Geral do campus Parintins, professor Gutemberg Ferraro Rocha. A sessão foi encerrada às 12h04.

Além da cerimônia da sessão solene, a comitiva do IFAM se reuniu com o novo Ministro da Educação no dia anterior, em Brasília, onde foram abordados assuntos de questão orçamentária, que culminou no compromisso do novo Ministro, Rossieli Soares da Silva, em destinar investimentos para o Instituto Federal do Amazonas.

Após a sessão solene na Câmara dos Deputados, os Diretores Gerais, juntamente com o Reitor, participaram de outra reunião com a Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC), na qual se tratou novamente de questões orçamentárias, além das inaugurações de obras em execução no Instituto e fixação do servidor nos campi do interior do Amazonas.

“Estivemos reunidos também com alguns deputados da bancada do Amazonas e com os representantes da SETEC/MEC onde obtivemos a garantia da liberação dos recursos na ordem de R$ 1.150.000,00 para a complementação da obra do Bloco de dez salas do IFAM CPIN e de R$ 227.000,00 para a conclusão do Ginásio”, comenta o Prof. Gutemberg, Diretor Geral do campus Parintins, que esteve na comitiva do IFAM durante a solenidade em Brasília.

Segundo o Diretor Geral do Campus Parintins, as oportunidades de estar em Brasília são de grande importância. “Podemos considerar exitosa a missão da Comitiva do IFAM em Brasília, em razão da participação de quase todos os Diretores Gerais do IFAM na sessão solene e nos contatos realizados com os parlamentares da bancada do Amazonas para obtenção de emendas”, completa o professor Gutemberg Rocha.