Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > NEABI desenvolve 2 Projetos de Extensão na Região da Valéria

NEABI desenvolve 2 Projetos de Extensão na Região da Valéria

O NEABI do campus teve dois projetos aprovados no Edital N• 04/2021 PROEX/IFAM. O primeiro é voltado para a construção e implementação de uma Horta na Escola Municipal Marcelino Henrique e o segundo intitulado “Ecoturismo Comunitário na Região da Valéria” que visa investigar como as ações turísticas são realizadas pelos comunitários e produzir alguns materiais para contribuir com essas atividades.
publicado: 22/11/2021 23h01 última modificação: 22/11/2021 23h01

Desde o mês de setembro, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAM Campus Parintins, vem desenvolvendo atividades de extensão para a execução de dois projetos de extensão aprovados no Edital 04/2021 PROEX/IFAM  e os primeiros resultados já começam a aparecer: a colheita das hortaliças plantadas.

De acordo com o diretor geral do campus Parintins, professor Kleber de Britto, “quando a comunidade nos abraça e seus comunitários são participativos e compromissados o IFAM desenvolve com amor parte de sua missão: Transferir tecnologia e conhecimento”.

A colheita de hortaliças e sua distribuição entre os alunos e membro da comunidade é um dos primeiros resultados que começam a surgir na Região da Valéria.

O IFAM Campus Parintins ainda desenvolverá várias ações que beneficiarão a comunidade. O desenvolvimento de projetos por meio da extensão e dedicação de docentes, técnicos e alunos é o que possibilita obter resultados satisfatórios

Visitas Técnicas realizada para a execução dos projetos aprovados no Edital 04/2021 PROEX/IFAM

No dia 17 de setembro de 2021 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAM Campus Parintins, realizou visita Técnica para iniciar as Ações dos Projetos de Extensão nas comunidades rurais da Região da Valéria, no município de Parintins.

Na Atividade houve a participação da comunidade, da Associação de Artesãos e de alunos da Escola da comunidade,  técnicos, alunos do Curso de Agropecuária (2º Ano do Ensino Médio) e professores do IFAM.

Nessa visita foram aplicados questionários que nortearão o processo de investigação e ação;  foram construídos canteiros suspensos que receberão as mudas de hortaliças. Ainda houve a reunião com os membros da Associação para apresentação das propostas do Projeto de Ecoturismo e na visita seguinte daremos seguimento às ações previstas.

Nossos agradecimentos à comunidade pela presença e pelo envolvimento nas atividades, de forma especial à equipe da Escola Marcelino Henrique na pessoa do Professor Areonildo. À Associação de Artesãos na pessoa do Sr. Martinho. À Coordenação de Extensão do IFAM CPA sob o comando do Professor Kildery, ao Gestor do IFAM Campus Parintins Professor Kleber Brito, aos servidores Manoel Falcão, Francisca Morais, Lucas Vinícius Oliveira, Douglas Albuquerque e Ana Caroline Nakauth pela importante contribuição nas ações propostas para esta viagem. E aos alunos dos cursos técnicos em Agropecuária 2° ano e Administração Proeja 3° Módulo.

No dia 08/10/21, aconteceu a segunda visita técnica e foram realizadas a preparação do solo e semeadura nos canteiros suspensos do "Projeto Horta na Escola Municipal Marcelino Henrique na Comunidade Santa Rita de Cássia da Valéria", além do início da construção da casa de vegetação. Trabalho árduo e produtivo sob o comando dos Professores Manoel Falcão, Lucas Vinícius e alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFAM Campus Parintins.

Houve também a produção e apresentação de mapas sociais produzidos pelos moradores, juntamente com a oficina sobre placas de sinalização turística por meio do "Projeto Ação de Extensão de Ecoturismo Comunitário na Região da Valéria" sob a coordenação das Professoras Elaine Amazonas, Christiane Pereira e Francisca Morais juntamente com alunos do Curso Técnico em Administração/PROEJA.

Na oportunidade, a equipe do NEABI presentes na visita técnica participaram da abertura do Projeto Outubro Verde - Meio Ambiente: a responsabilidade é nossa, da Escola Municipal Marcelino Henrique onde foi realizada uma palestra com o tema "Meu Meio Ambiente" proferida pelo professor Marcus Cursino do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Parintins e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas com a colaboração da Professora de História da UEA, Clarice Bianchezzi, falando sobre "Patrimônio Arqueológico da Comunidade Santa Rita de Cássia da Valéria".