Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > OUVIDORIA DO CAMPUS PARINTINS

Notícias

OUVIDORIA DO CAMPUS PARINTINS

A ouvidoria é instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados pelo IFAM-CPA.

publicado: 26/11/2016 21h45 última modificação: 26/11/2016 21h45

A ouvidoria é instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no Campus de Parintins.

Seu trabalho é contribuir para a melhoria de práticas e procedimentos, no sentido de levarmos os envolvidos a aperfeiçoá-las e corrigi-las pela busca dialogada do consenso.

A ouvidoria busca atender de maneira informal e acolhedora, sendo imparcial e discreto no recebimento das manifestações.

Sua conduta é pautada pelos princípios da legalidade, impessoalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, contraditório, pela solução pacífica dos conflitos e pela prevalência dos direitos humanos, dentre outros.

Cada manifestação dos servidores é uma oportunidade para a melhoria da Instituição, por isso, tal importância tem este Setor para o desenvolvimento deste Campus. 

 

TIPOS DE MANIFESTAÇÃO:

a) Denúncia: Comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno (Auditoria Interna, Unidade de Correição) e externo (TCU, CGU, PF).

b) Elogio: Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido pelo IFAM.

c) Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa a serviço público oferecido pelo IFAM.

d) Solicitação: Requerimento de adoção de providência por parte da Administração do IFAM.

e) Sugestão: O demandante apresenta uma comunicação verbal ou escrita propondo uma ação de melhoria ao IFAM.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

CANAIS DE ATENDIMENTO:

Encaminhe suas demandas pelo e-mail institucional, pelo protocolo ou pessoalmente na sala do Setor de Registros Acadêmicos.

 

E-mail: ouvidoria.cpi@ifam.edu.br

 

       I.            FORMULÁRIO PARA REGISTRO DE DEMANDAS NA OUVIDORIA DO CAMPUS PARINTINS

 

O SIGILO:

Caso solicitado quando em face de uma denúncia, a sua identificação será resguarda e só será revelada mediante ordem judicial. Contudo, se assim preferir, poderá ser efetuada denúncia sem revelação de identidade, totalmente anônima.

Nesse caso, entretanto, deve-se indicar de maneira clara e objetiva os fatos denunciados e a pessoa imputada, uma vez que não será possível contatar o denunciante para solicitar-lhe informações adicionais.

 

O PRAZO PARA RETORNO:

O prazo para resposta de cada manifestação será de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado, motivadamente, por mais 10 (dez).