Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > Reitoria Itinerante visita Campus Parintins

Notícias

Reitoria Itinerante visita Campus Parintins

Reitor e pró-reitores estiveram em visita ao Campus nos dias 07 e 08 de dezembro com a ação da Reitoria Itinerante.
publicado: 12/12/2017 21h55 última modificação: 12/12/2017 21h57

Nos dias 07 e 08 de Dezembro o Reitor do IFAM, Prof. Antônio Venâncio Castelo Branco e os Pró-Reitores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Prof. Jaime Cavalcante Alves, e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Prof. José Pinheiro de Queiroz Neto, estiveram no Campus Parintins por meio do projeto da Reitoria Itinerante. Durante a Visita, o Reitor e os Pró-Reitores se reuniram com o grupo gestor do Campus, com servidores e representantes discentes para falar sobre as ações da reitoria e escutar os anseios dos segmentos docente, técnico e discente do Campus Parintins.

 

Além das reuniões, na noite do dia 07, os membros da Reitoria participaram da cerimônia de certificação dos Cursos do Centro de Idiomas do Campus Parintins. No final da Cerimônia, houve a apresentação do grupo Banzeiro, que mostrou um pouco da cultura do Boi-bumbá para a equipe da reitoria.

 

No dia seguinte, a Reitoria Itinerante foi até a comunidade Indígena Monte Betel da etnia Sateré-Mawé, na região do rio Uaicurapá, interior do município de Parintins, para participarem da certificação dos indígenas que cursaram Inglês Básico por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, do Campus Parintins.

 

 

Após a certificação, os indígenas realizaram o Ritual da Tucandeira, que é uma cerimônia de iniciação masculina onde o jovem sateré coloca a mão na luva de tucandeira para que seja ferrado pela formiga, como forma de provar sua força, coragem e resistência.

Após a visita à comunidade indígena, o Reitor falou da importância desses projetos realizados nos âmbitos do campus e reforçou a parceria da Reitoria para que esses tipos de projetos possam ser estendidos para outras comunidades, indígenas e não-indígenas, em Parintins.